Variante Ómicron do SARS-CoV-2 é resistente aos anticorpos atuais

Vacinas e anticorpos terapêuticos mostram pouca eficácia contra a variante Ómicron. Equipa de cientistas concluíram, em estudo de investigação, que uma terceira dose de reforço com a vacina da Pfizer-BioNTech mostra alguma eficácia sobre a Ómicron.

Variante Ómicron do SARS-VoV-2 é resistente aos anticorpos atuais
Variante Ómicron do SARS-CoV-2 é resistente aos anticorpos atuais

A variante Ómicron do SARS-CoV-2 está a propagar-se a uma taxa alarmante, e está praticamente a substituir a variante Delta, em todos os países. Os cientistas indicam que é preciso um melhor conhecimento se as vacinas e medicamentos atualmente disponíveis serão eficazes contra a nova variante Ómicron.

Para avaliar a eficiência das vacinas e dos anticorpos terapêuticos, uma equipa de investigadores liderada por Stefan Pöhlmann e Markus Hoffmann do Centro Alemão de Primatas – Instituto Leibniz para Investigação de Primatas em Göttingen e investigadores da Escola Médica de Hannover, do Centro Médico da Universidade de Göttingen, o Friedrich -Alexander University de Erlangen-Nürnberg e o Centro Alemão de Investigação de Infeções em Braunschweig estudou a eficiência com que a variante Ómicron é neutralizada por anticorpos de pessoas recuperadas e vacinadas. Uma inibição por células T.

A equipa conseguiu mostrar que os anticorpos de pessoas recuperadas dificilmente inibem a variante Ómicron. Os anticorpos após duas doses da vacina Pfizer-BioNTech também mostraram uma eficácia significativamente reduzida contra a variante Ómicron. A melhor inibição foi observada após uma terceira dose da vacina Pfizer-BioNTech, bem como após vacinação com duas doses da vacina AstraZeneca e uma dose de reforço com a vacina Pfizer-BioNTech.

No entanto, em todos os casos os investigadores verificaram que a maioria dos anticorpos terapêuticos não foram eficazes contra a variante Ómicron. Os resultados do estudo indicam que vários anticorpos usados ​​para tratar a COVID-19 serão ineficazes contra a variante Ómicron. No entanto, os investigadores sugerem que uma terceira dose de reforço com a vacina Pfizer-BioNTech, mesmo no caso de uma pessoa ter recebido outra vacina, pode aumentar a proteção contra a variante Ómicron.

A variante Ómicron do SARS-CoV-2 parece estar a espalhar-se mais rápido do que qualquer variante anterior e pode em breve dominar em todo o mundo. A infeção com SARS-CoV-2 e a vacinação levam à produção de anticorpos que contribuem fortemente para a proteção contra formas de doença grave. Além disso, combinações de anticorpos produzidos por abordagens de biotecnologia estão a ser usadas para tratar a COVID-19. A proteína spike do SARS-CoV-2 facilita a entrada do vírus nas células e constitui o alvo central dos anticorpos que inibem (neutralizam) o vírus. Assim, para os cientistas, é importante determinar se a proteína spike da variante Ómicron é inibida por anticorpos induzidos após vacinação ou induzidos por infeção anterior, ou que pelos que são usados ​​atualmente para o tratamento da COVID-19.

Atualmente, as combinações dos anticorpos Casirivimab e Imdevimab e Etesevimab e Bamlanivimab são usadas para tratar a COVID-19. No entanto, a equipa mostrou que esses anticorpos são ineficazes contra a proteína spike da variante Ómicron. Apenas um anticorpo, o Sotrovimab, inibiu a proteína spike da Ómicron.

Markus Hoffmann referiu: “Os nossos estudos de cultura de células sugerem que a maioria dos anticorpos atualmente disponíveis para terapia contra a COVID-19 serão ineficazes contra Ómicron. Só o Sotrovimab é uma exceção e pode tornar-se uma opção de tratamento importante para pacientes infetados com a Ómicron”.

Os investigadores estudaram se os pacientes infetados na Alemanha durante a primeira onda da pandemia produziram anticorpos que os protegessem contra a variante Ómicron. Embora os anticorpos tenham inibido a proteína Spike do vírus responsável pela primeira onda, estes tiveram pouco efeito contra a proteína Spike da Ómicron. Portanto, pode-se supor que esses indivíduos não tenham proteção imunológica robusta contra a variante Ómicron, embora uma inibição por células T, que também são produzidas durante a infeção, ainda deva ser analisada.

Os anticorpos produzidos após duas imunizações com a vacina Pfizer-BioNTech também inibiram a proteína Spike da Ómicron de forma significativamente menos eficiente do que as proteínas Spike de outras variantes. Um melhor efeito protetor foi observado após três imunizações com Pfizer-BioNTech e após imunização heteróloga com a vacina AstraZeneca e a dose de reforço da Pfizer-BioNTech.

Estes resultados indicam que a imunização dupla com Pfizer-BioNTech pode proteger de forma menos eficiente contra a variante Ómicron em comparação com a variante Delta. Em contraste, a imunização com reforço da vacina Pfizer-BioNTech e a vacinação cruzada com AstraZeneca e Pfizer-BioNTech pode estabelecer uma proteção mais forte.

“Nossos resultados indicam que as terapias de anticorpos para COVID-19 precisam ser adaptadas à variante Ómicron. A adaptação da vacina Pfizer-BioNTech também deve ser considerada. Em contraste, a imunização tripla com Pfizer-BioNTech (reforço) e a vacinação cruzada com AstraZeneca.