Ventilação e humidade são fundamentais para limitar propagação da COVID-19

Ventilação e humidade podem reduzir substancialmente o número de partículas virais no ar dentro de edifícios. Investigadores consideram que para controlar a propagação do coronavírus da COVID-19 deve ser dada prioridade a estas variáveis.

Ventilação e humidade são fundamentais para limitar propagação da COVID-19
Ventilação e humidade são fundamentais para limitar propagação da COVID-19

Investigadores conduziram um estudo que mediu partículas virais no ar e em superfícies, bem como diretamente do nariz e da boca dos participantes do estudo, instalados em um espaço criado especificamente para o estudo, e que dispunha de diversos equipamentos: instrumentos científicos, humidificadores, desumidificadores, filtros HEPA, contadores de partículas, e outros equipamentos.

Para a medição das partículas virais que se movem no ar os investigadores controlaram três variáveis: ventilação, filtragem e humidade. Descobriram que essas variáveis ​​podem reduzir substancialmente o número de partículas virais no ar dentro dos edifícios e que se deve dar prioridade para melhorar a saúde e a segurança do edifício.

“Pelo que pudemos encontrar, esta é a primeira verificação no mundo real de que cada uma dessas estratégias que deveriam funcionar realmente funciona”, referiu Kevin Van Den Wymelenberg, diretor do Institute for Health and the Built Environment, Universidade de Oregon, EUA.

O estudo, publicado na revista Clinical Infectious Diseases, foi conduzido por Van Den Wymelenberg e vários funcionários e estudantes de pós-graduação. O autor principal foi o doutorando Hooman Parhizkar.

Os investigadores descobriram que o aumento da carga viral em amostras nasais estava associado a cargas virais mais altas no ar e nas superfícies da sala. Além disso, o aumento da filtração e ventilação reduziu significativamente as cargas virais no ar e nas superfícies. E a humidade relativa mais alta reduziu a metade as partículas virais no ar, ao mesmo tempo em que levou a mais partículas virais nas superfícies, onde são menos propensas a espalhar doenças.

O resultado mais empolgante foi que a humidade mais alta fez com que as partículas virais caíssem do ar e caíssem nas superfícies, disse Van Den Wymelenberg.

“Do ponto de vista da física de partículas, faz todo o sentido”, referiu o investigador. “O aumento do teor de água no ar com maior humidade relativa contribui para uma deposição de partículas mais rápida.”

Os investigadores levantaram a hipótese de que a humidade pode ser um fator da duração do tempo que as partículas virais permanecem no ar, disse Hooman Parhizkar, “mas este é um dos primeiros estudos a mostrar esse fenômeno em um cenário do mundo real”.

A humidade média, entre 40 e 60%, provavelmente é ideal para remover partículas virais do ar, disse Van Dem Wymelenberg. Se o ar estiver muito húmido, aumenta o risco de nuvem de humidade e o ar muito seco permite que as partículas flutuem durante mais tempo. O ar húmido também é bom para o sistema imunológico humano porque ajuda a manter as membranas mucosas saudáveis ​​e húmidas.

O autor do estudo referiu que a humidificação e a ventilação são importantes para controlar as partículas virais no ar, mas podem se neutralizar. “O aumento da ventilação pode reduzir a humidade”, pelo que se “precisar de aumentar a ventilação tem de se fornecer uma faixa razoável de humidificação.”

Assim, para os investigadores encontrar a combinação certa de ventilação e humidade pode ser um próximo problema a ser estudado.

Os investigadores verificaram haver uma diferença relativamente modesta entre o número de partículas virais no ar a 1,22 metros dos participantes no estudo e a 3,35 metros de distância. Pelo que o investigador refere que “provavelmente é importante, mas não muito, e estar na mesma sala durante um longo período de tempo é o que realmente conta.”