Vitamina K ajuda a proteger contra a diabetes

A vitamina K ajuda a prevenir a diabetes. Uma descoberta que pode levar a novas aplicações terapêuticas para o diabetes tipo 2.

Vitamina K ajuda a proteger contra a diabetes
Vitamina K ajuda a proteger contra a diabetes. Foto: DR

Identificado um novo papel para a vitamina K e gama-carboxilação nas células beta e o seu papel potencialmente protetor na diabetes. Uma descoberta de investigadores da Universidade de Montreal, Canadá, depois de 15 anos de investigação, que é um avanço na compreensão dos mecanismos subjacentes ao diabetes, uma doença que afeta uma em cada 11 pessoas em todo o mundo e não tem cura.

O estudo já publicado na Cell Reports explica, pelo menos em parte, como a vitamina K ajuda a prevenir a diabetes e pode levar a novas aplicações terapêuticas para a diabetes tipo 2.

A vitamina K é um micronutriente conhecido pelo papel na coagulação do sangue, em particular na gama-carboxilação, uma reação enzimática essencial para o processo. Suspeitava-se há vários anos que a vitamina K e a gama-carboxilação, também podiam ter outras funções.

Vários estudos sugerem uma ligação entre uma ingestão reduzida de vitamina K e um risco aumentado de diabetes. No entanto, os mecanismos biológicos pelos quais a vitamina K protege contra a diabetes permaneceram até agora um mistério.

O investigador Mathieu Ferron, e sua equipa no Montreal Clinical Research Institute foram os primeiros a determinar que as enzimas envolvidas na gama-carboxilação e, portanto, no uso da vitamina K, estavam presentes em grandes quantidades nas células beta pancreáticas, ou nas mesmas células que produzem a preciosa insulina que controla os níveis de açúcar no sangue.

“Sabe-se que a diabetes é causada por uma redução no número de células beta ou por sua incapacidade de produzir insulina suficiente, daí o grande interesse na nova descoberta”, disse Mathieu Ferron, investigador líder em biologia molecular. “Para elucidar o mecanismo celular pelo qual a vitamina K mantém a função das células beta, foi essencial determinar qual proteína que foi alvo de gama-carboxilação nessas células.”

“Conseguimos identificar uma nova proteína gama-carboxilada chamada ERGP”, acrescentou Julie Lacombe, que conduziu o trabalho no laboratório de Mathieu Ferron. “O nosso estudo mostra que essa proteína desempenha um papel importante na manutenção dos níveis fisiológicos de cálcio nas células beta para prevenir uma perturbação da substância segreda de insulina. Por fim, mostramos que a vitamina K por meio da gama-carboxilação é essencial para o ERGP desempenhar o seu papel”.

Podemos encontrar a vitamina K em vegetais, como brócolos, couve, espinafre, e em frutas como kiwi, morango e uvas.

É conhecido que a vitamina K desempenha um papel importante na coagulação sanguínea, na produção de osteocalcina que estimula a fixação de cálcio nos ossos e dentes e ajuda a prevenir a calcificação ou o endurecimento das artérias do coração.