Investigador da UC distinguido em Computação Evolucionária

Penousal Machado, docente e investigador da Universidade de Coimbra (UC) foi distinguido com o EvoStar Award for Outstanding Contribution to Evolutionary Computation in Europe 2016, pela continuada excelência do trabalho científico que tem vindo a desenvolver nos domínios da computação evolucionária.

Penousal Machado e outros
foto de Pablo García Sanchez

A distinção atribuída pela EvoStar reconhece “os contributos do cientista no campo da ciência da computação de inspiração biológica, nomeadamente na computação evolucionária, ou seja no processo de transformar os princípios da teoria da Evolução das Espécies, de Darwin, em algoritmos, por forma a resolver problemas de elevada complexidade”, refere a Universidade de Coimbra.

Um trabalho que consiste em investigação na área da Computação Evolucionária incluindo a aplicação de técnicas de computação evolucionária, e outras inspiradas na natureza, aos domínios da arte, música e design computacional.

Penousal Machado é coordenador do grupo de Cognitive and Media and Systems e fundador do Laboratório de Computational Design e Visualization, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Para o investigador, citado pela UC, a distinção “é, acima de tudo, o reconhecimento da excelência e impacto da investigação realizada no CISUC. Apesar de ser um prémio individual, reflete o trabalho de toda uma equipa de alunos e colegas com os quais tenho o privilégio de trabalhar”.

O trabalho de investigação consiste numa mudança de paradigma do desenvolvimento de algoritmos, ou seja, “em vez de tentarmos desenvolver algoritmos que geram obras, criamos algoritmos que evoluem obras”, refere o investigador.

“Ao longo do tempo a evolução natural deu origem a um grande conjunto de espécies adaptadas ao meio ambiente em que vivem”. E o investigador aplicou um processo análogo, ou seja, “os nossos algoritmos evoluem artefactos que se adequam às preferências estéticas dos utilizadores”.