Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Oceanos 2019

“Luanda, Lisboa, Paraíso” é o romance que deu a Djaimilia Pereira de Almeida o Prémio Oceanos 2019. O segundo lugar foi atribuído ao romance “Eliete”, da portuguesa Dulce Maria Cardoso, e o terceiro lugar ao romance “Sorte”, da brasileira Nara Vidal.

Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Oceanos 2019
Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Oceanos 2019. Foto: DR

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, já felicitou a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, por ter sido distinguida com o Prémio Oceanos 2019, pelo romance “Luanda, Lisboa, Paraíso”. Uma história da diáspora que explora os dramas da mudança, da desilusão e da doença.

O Prémio Oceanos é um dos mais importantes da língua portuguesa. O prémio é uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura de Portugal e do Instituto Itaú Cultural, do Brasil.

O júri do Prémio, formado pelos portugueses Daniel Jonas e Manuel Frias Martins, e pelas brasileiras Eliane Robert Moraes, Maria Esther Maciel e Verónica Stigger, decidiu atribuir o segundo lugar ao romance “Eliete”, da portuguesa Dulce Maria Cardoso, e o terceiro lugar ao romance “Sorte”, da brasileira Nara Vidal.

O prémio tem demonstrado ser um relevante instrumento para a consolidação e promoção da língua portuguesa, numa parceria entre entidades públicas e privadas. O Prémio também representa “um diálogo fundamental entre as várias culturas que partilham a mesma língua, expressando, em simultâneo, a sua transversalidade e a força de diversos géneros literários, da prosa à poesia, promovendo a língua portuguesa como um património comum de vários países”.