EMA autoriza terceira dose da Vacina COVID-19 da Moderna a imunocomprometidos

Agência Europeia de Medicamentos autorizou a terceira dose da vacina COVID-19 da Moderna para indivíduos imunocomprometidos com 12 anos ou mais de idade. Ensaio clínico mostra melhorar resposta imunológica.

EMA autoriza terceira dose da Vacina COVID-19 da Moderna a imunocomprometidos
EMA autoriza terceira dose da Vacina COVID-19 da Moderna a imunocomprometidos. Foto: DR

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou hoje que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou uma terceira dose da vacina contra a COVID-19, da Moderna, (Spikevax) a ser administrada pelo menos 28 dias após a segunda dose em indivíduos gravemente imunocomprometidos com idade igual de 12 anos ou mais.

Um número crescente de estudos tem vindo a mostrar o benefício de uma terceira dose da vacina COVID-19 em indivíduos imunocomprometidos. A Moderna indica que num recente ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado que envolveu 120 indivíduos submetidos a procedimentos de transplante de órgãos sólidos (coração, rim, rim-pâncreas, fígado, pulmão, pâncreas) mostrou que uma terceira dose da vacina COVID-19 da Moderna melhorou a resposta imunológica em comparação com o placebo. No estudo, a terceira dose foi em geral bem tolerada.