Principais luzes de aviso num automóvel e ações a realizar

Principais luzes de aviso num automóvel e ações a realizar
Principais luzes de aviso num automóvel e ações a realizar. Foto: Rosa Pinto

Um conjunto de sensores ativam diversas luzes ou sinais de aviso no painel de instrumentos no automóvel, atrás do volante. Os especialistas da Euromaster em manutenção de veículos identificam as sete luzes de aviso que consideram serem as mais importantes a que os condutores devem ter especial atenção.

Pressão dos pneus. Geralmente, é uma luz amarela que indica que poderá haver algum pneu com baixa pressão. Este é um aviso a que deve dar importância pois a pressão dos pneus deve ser ajustada aos níveis recomendados pelo fabricante. Conduzir com pressão baixa pode reduzir a vida útil do pneu em 20% e aumentar o consumo de combustível até 6%. Além disso acelera o desgaste da estrutura do pneu, aumentando o risco de rebentamento na estrada.

Nível de óleo do motor. Esta luz indicadora é geralmente amarela e tem o símbolo de uma almotolia de óleo. Costuma apagar-se quando o sistema é reabastecido, mas se o nível tiver descido significativamente, os especialistas da Euromaster recomendam a mudança de todo o óleo, uma vez que o óleo antigo provavelmente já não está em boas condições e não é aconselhável misturá-lo com óleo novo. Os especialistas lembram que o óleo é como o “sangue” de um motor de combustão e pode provocar avarias graves e dispendiosas, sendo a rotura do motor a mais dispendiosa, levando facilmente encargos até 6.000 euros.

Pressão do óleo do motor. Neste caso, a luz indicadora exibe uma almotolia de óleo vermelha e indica que a pressão do óleo do motor é demasiado baixa. Neste caso o condutor deve parar imediatamente o automóvel. A luz de “aviso” neste indicador pode acender devido a uma fuga e consequente perda de pressão de óleo. Ao manter o motor a funcionar sem pressão de óleo a lubrificação torna-se deficiente levando a que alguns componentes gripem.

Bateria. Um símbolo vermelho de bateria indica normalmente que a bateria não está a carregar, embora também possa ser devido a uma falha no sistema elétrico ou à incapacidade do alternador em gerar a tensão suficiente para alimentar todos os sistemas. Neste caso, os especialistas da Euromaster recomendam que não desligar o motor, pois pode impossibilitar o arranque do motor, pelo que deve conduzir até à oficina mais próxima. Durante a viagem deve reduzir ao máximo os equipamentos que consomem energia elétrica, como desembaciadores, rádio, e outros.

Travões. Existem várias luzes de aviso relacionadas com os travões, a vermelha indica o perigo mais elevado. Neste caso, este sinal indica geralmente que o nível do líquido dos travões está baixo, provavelmente devido a uma fuga. Em alguns casos, pode também indicar um problema no sistema de travagem de emergência (ABS).

Líquido de refrigeração. Um termómetro vermelho indica frequentemente um problema com o líquido de refrigeração, geralmente porque a temperatura subiu muito, embora também possa indicar uma descida significativa do nível. De qualquer forma, é aconselhável desligar o motor, pois se este aquecer demasiado, a junta da cabeça poderá queimar e provocar a rotura do motor.

Anomalia nos gases de escape. Esta luz de aviso amarela indica que estão a ser registados parâmetros anormais no motor, no sistema de injeção de combustível e/ou nos gases de escape. Nestes casos, é provável que o modo de emergência esteja ativado, pelo que o condutor pode notar uma queda significativa no desempenho do motor. Poderá também significar que a viatura está a efetuar uma regeneração ao filtro de partículas.

Por outro lado, esta anomalia no sistema de escape é por vezes apresentada no painel de instrumentos como “Falha no motor”. Como se trata de uma luz muito abrangente o melhor é levar o veículo imediatamente a uma oficina e não continuar a conduzir, pois o potencial problema pode agravar-se.