O Reino Unido lançou concurso, no âmbito do Projeto Nightfall, para o desenvolvimento de mísseis balísticos, que a partir de lançamento do solo tenham um alcance superior a 500 quilómetros. Os mísseis destinados à Ucrânia devem ser projetados para operar em campos de batalha de alto risco com forte interferência eletromagnética.
Os mísseis Nightfall poderão ser lançados de diversos veículos, disparando múltiplos mísseis em rápida sucessão e que o veículo de lançamento possa mover-se em poucos minutos. Assim, permitir que as forças ucranianas atinjam alvos militares importantes antes que as forças russas possam responder.
O míssil deve transportar uma ogiva explosiva convencional de 200 kg, ter uma taxa de produção de alta precisão de 10 sistemas por mês e um preço máximo de 800.000 libras (923.000 euros) por míssil, o NIGHTFALL tem como objetivo fornecer à Ucrânia uma opção de ataque de longo alcance poderosa e economicamente viável, com controlos mínimos de exportação para o exterior.
Os requisitos detalhados do projeto Nightfall foram disponibilizados com a Indústria em 19 de dezembro de 2025, que assinaram acordos de confidencialidade e segurança. A indústria tem até 9 de fevereiro de 2026 para apresentar propostas de desenvolvimento. A previsão é de que os contratos de desenvolvimento sejam assinados em março de 2026.














