Investigação: Espanhóis com padrões de vida pouco saudáveis

Mais de metade dos Jovens e adultos espanhóis não desenvolve atividade física recomendada internacionalmente, indica investigação ANIBES, com coordenação da Fundação Espanhola de Nutrição, publicada na revista científica PLOS ON.

Pessoas
foto de Rosa Pinto

O trabalho de investigação refere que 55,4% das crianças e dos adolescentes, com idades entre os 9 e 17 anos, não desenvolvem atividades físicas consideradas recomendáveis, ou seja, “pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a intensa, o equivalente a 420 minutos por semana”, indicou a Dra. Marcela González-Gross, citada em comunicado da Fundação Espanhola de Nutrição.

Nos adultos e idosos, com idades entre os 18 e os 75 anos, apenas 27% não cumpre nenhuma das recomendações de atividade física, ou seja, “as recomendações sugerem a concretização de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana”.

A investigação dirigida Marcela González-Gross, diretora do grupo científico ImFINE e professora da Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Desporto da Universidade Politécnica de Madrid, “teve como objetivo descrever os padrões de atividade física da população, e conhecer o nível de conformidade com as recomendações internacionais nas diferentes faixas etárias”

No estudo, a equipa de investigação “centrou-se na descrição da atividade física para determinar os padrões da população envolvida e na avaliação de dados antropométricos, ingestão de macronutrientes e micronutrientes, assim como o nível de atividade física e dados socioeconómicos”.

O estudo sobre os padrões de atividade física da população espanhola, coordenado pela Fundação Espanhola de Nutrição e agora publicado na revista científica PLOS ON, foi desenvolvido no âmbito do estudo ANIBES. Um estudo que possui como objetivo conhecer e compreender o conceito de balanço energético na população, em Espanha, ou seja, a relação entre a energia que se consome através da alimentação e a que se gasta.

Os dados do estudo, agora divulgados, indicam que a maior taxa de incumprimento das necessárias atividades físicas, nos jovens entre 9 e 17 anos, está na população feminina, com 73,3%, e sendo de 44,5% a dos rapazes.

ANIBES-J

No que diz respeito grupo etário dos 18 aos 75 anos, 56,2% da população masculina não realiza 75 minutos de atividade física intensa por semana, e 45,6% não cumpre as recomendações dos 150 minutos de atividade física moderada por semana, sendo que 31,1% não satisfaz nenhuma dessas recomendações.

Na população feminina, entre os 18 e 75 anos, a investigação concluiu que 74% não realiza 75 minutos de atividade física intensa por semana, e 27,5% não cumpre as recomendações de atividade física moderada. Sendo que 23,2% das mulheres não executa qualquer das recomendações.

ANIBES-A

Para os investigadores as mudanças no estilo de vida que ocorreram nos últimos anos na população europeia da região mediterrânica vieram contribuir para alterações das atividades de lazer, o que levou a uma redução significativa da atividade física.

Outra das conclusões do estudo indica que o género e a idade são os fatores que mais influência têm quando se trata de atividade física, mas a localização geográfica, o tamanho da população de residência ou o nível de estudos também influenciam o desenvolvimento dessas atividades.