Comissão Europeia adquire vacina COVID-19 da Novavax

Comissão Europeia aprova contratação de 100 milhões de doses de vacina contra a COVID-19 da farmacêutica Novavax. O contrato prevê mais 100 milhões de doses adicionais. A vacina aguarda aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos.

Comissão Europeia adquire vacina COVID-19 da Novavax
Comissão Europeia adquire vacina COVID-19 da Novavax. Foto: DR

A Comissão Europeia aprovou um Acordo de Compra Avançada com a farmacêutica norte-americana Novavax para assegurar o acesso a 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19, no quarto trimestre de 2021 e em 2022.

A vacina contra a COVID-19 da Novavax que aponta para uma eficácia de 90% ainda não se encontra aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos. Logo que aprovada para uso na União Europeia os Estados-membros, para além dos 100 milhões de doses já contratadas têm uma opção para 100 milhões de doses adicionais ao longo de 2021, 2022, e 2023.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “À medida que novas variantes do coronavírus se espalham pela Europa e pelo mundo, este novo contrato com uma empresa que já está a testar com sucesso a sua vacina contra estas variantes é uma salvaguarda adicional para a proteção da nossa população. Reforça ainda mais o nosso vasto portfólio de vacinas, em benefício dos europeus e dos nossos parceiros em todo o mundo”.

Para Stella Kyriakides, Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, “a vacinação na União Europeia está a avançar e estamos mais próximos do nosso objetivo de 70% de cidadãos totalmente vacinados até ao final do verão. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para assegurar que as nossas vacinas continuem a chegar aos cidadãos na Europa e em todo o mundo, para pôr fim à pandemia o mais rapidamente possível”.