COVID-19: Eurodeputados consideram insuficientes as medidas adotadas

Eurodeputados estão prontos para adotar todas as medidas necessárias para fazer face à emergência do coronavírus e consideram que as medidas adotadas pela Comissão Europeia são insuficientes.

Parlamento Europeu
Parlamento Europeu. Foto: © Rosa Pinto

A comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu (PE) considera que são necessários mais meios financeiros para enfrentar a crise do coronavírus, e referem: “A pandemia do coronavírus (COVID-19) é um desafio excecional e global e coloca os nossos sistemas de saúde e as empresas sob pressão. Neste momento difícil, acreditamos que a Europa precisa de agir em conjunto e mostrar solidariedade”.

Os Eurodeputados referem que “o anúncio da Comissão Europeia de sexta-feira, 13 de março, sobre a mobilização de recursos disponíveis no âmbito da política de coesão para potenciar ainda mais o financiamento dos nossos sistemas de saúde, das PME e dos mercados de trabalho afetados”, e de saudar, mas “estas medidas são insuficientes, uma vez que apenas propõem que sejam reutilizados fundos que já estão disponíveis aos Estados-Membros para um fim diferente”.

Os eurodeputados defendem que, “nesta situação, os Estados-Membros devem estar preparados para disponibilizar também novos meios financeiros para enfrentar esta crise e ajudar a mitigar os impactos negativos da pandemia da COVID-19”. Por isso, “para além das medidas anunciadas em 13 de março, a comissão parlamentar dos Orçamentos insta a Comissão Europeia a propor a mobilização de novas dotações, que estão disponíveis no orçamento de 2020 através de margens e instrumentos de flexibilidade”.

“Os impactos na nossa economia são agora tangíveis. A comissão parlamentar dos Orçamentos está pronta para avançar rapidamente com todas as iniciativas orçamentais destinadas a atenuar os impactos negativos nos nossos sistemas de saúde, na nossa economia e nos cidadãos da UE”, acrescentaram os parlamentares europeus.