Diabetes tipo 2 pode ser revertida com jejum intermitente

Pessoas com diabetes tipo 2, que jejuam intermitentemente, podem não precisar de medicação para o controlo da doença. Investigação mostra que dietas de jejum intermitente podem reverter completamente a diabetes.

Diabetes tipo 2 pode ser revertida com jejum intermitente
Diabetes tipo 2 pode ser revertida com jejum intermitente

Uma dieta de jejum intermitente levou os pacientes de diabetes tipo 2 alcançaram a remissão completa da diabetes, definida como um nível de HbA1c (açúcar no sangue médio) inferior a 6,5%, revela estudo já publicado na revista Endocrine Society, da Clinical Endocrinology & Metabolism. Os valores foram alcançados após um ano da interrupção da medicação para diabetes.

As dietas de jejum intermitente tornaram-se populares nos últimos anos, como um método eficaz de perda de peso. Com o jejum intermitente, o consumo de alimentos é feito durante uma janela específica de tempo. Jejuar durante um certo número de horas por dia ou comer apenas uma refeição em alguns dias por semana pode ajudar o corpo a queimar gordura. Investigações mostram que o jejum intermitente pode reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

“A diabetes tipo 2 não é necessariamente uma doença permanente e vitalícia. A remissão da diabetes é possível se os pacientes perderem peso, mudando a dieta e os hábitos de exercício”, referiu Dongbo Liu, da Hunan Agricultural University, Changsha, China. “A investigação mostra que um jejum intermitente, Terapia Nutricional Médica Chinesa, pode levar à remissão da diabetes em pessoas com diabetes tipo 2. Esta descoberta podem ter um grande impacto nos mais de 537 milhões de adultos em todo o mundo que sofrem da doença.”

Uma equipa de investigadores internacionais conduziram uma intervenção de dieta de jejum intermitente de 3 meses, envolvendo 36 pessoas com diabetes, e descobriram que quase 90% dos participantes, incluindo aqueles que tomaram agentes redutores de açúcar no sangue e insulina reduziram a ingestão de medicamentos para diabetes após o jejum intermitente. Também verificaram que 55% dos participantes tiveram remissão da diabetes, interromperam a medicação para a diabetes e mantiveram isso por pelo menos um ano.

O estudo desafia a visão convencional de que a remissão da diabetes só pode ser alcançada naqueles com diabetes de duração mais curta (0-6 anos). Mas 65% dos participantes no estudo que alcançaram a remissão da diabetes tinham a doença com mais de 6 anos (6-11 anos).

“Os medicamentos para a diabetes são caros e uma barreira para muitos pacientes que estão tentando controlar a diabetes com eficácia. O estudo viu os custos de medicamentos diminuírem em 77% em pessoas com diabetes após o jejum intermitente”, indicou o investigador.