Dietas sem açúcar podem afetar a microbiota intestinal

Dietas sem açúcar podem afetar a microbiota intestinal
Dietas sem açúcar podem afetar a microbiota intestinal

Eliminar o açúcar da dieta pode ser mais prejudicial do que anteriormente se pensava. A conclusão é de um estudo com animais apresentado no ENDO 2026, o encontro anual da Sociedade de Endocrinologia em Chicago, Illinois, EUA.

“A remoção completa da sacarose de uma dieta com baixo teor de gordura pode perturbar inesperadamente a saúde intestinal e promover inflamação e disfunção metabólica, destacando que uma nutrição equilibrada é mais importante do que simplesmente eliminar o açúcar”, disse Rasheed Ahmad, cientista principal e chefe do Departamento de Imunologia e Microbiologia do Instituto de Diabetes Dasman, Kuwait.

Os investigadores estudaram os efeitos de uma dieta com baixo teor de gordura e sem sacarose em comparação com uma dieta controlo com baixo teor de gordura contendo sacarose em dois grupos de ratos durante 16 semanas.

O estudo avaliou a tolerância à glicose, a sensibilidade à insulina, os hormónios metabólicos circulantes, o microbioma intestinal e a inflamação no cólon e no fígado.

Os ratos alimentados com dieta sem sacarose desenvolveram controlo glicémico prejudicado, resistência à insulina, desequilíbrio da microbiota intestinal, inflamação intestinal e alterações de esteatose hepática, apesar de não apresentarem diferenças significativas no peso corporal em comparação com os ratos do grupo controlo.

Os resultados sugerem que a remoção completa da sacarose de uma dieta com baixo teor de gordura pode afetar negativamente a microbiota intestinal e a saúde metabólica”, disse Rasheed Ahmad. “O estudo destaca a importância de manter um equilíbrio nos carboidratos da dieta para promover a homeostase intestinal e imunológica.”

Esta investigação pode influenciar futuras recomendações dietéticas, enfatizando a importância de manter um microbioma intestinal saudável em vez de focar apenas na restrição de açúcar”, disse Rasheed Ahmad. “A longo prazo, essas descobertas podem ajudar a aprimorar estratégias para prevenir e controlar distúrbios metabólicos, doença hepática gordurosa e condições inflamatórias crônicas.”

Estudos como este refletem o compromisso do nosso instituto em promover descobertas científicas baseadas em evidências que melhorem os resultados em saúde pública e aprofundem nossa compreensão das doenças metabólicas”, disse Faisal Hamed Al-Refaei, Diretor Geral Interino do Instituto de Diabetes Dasman.