Estrutura do novo coronavírus indica que possui alta taxa de infeção

Novo coronavírus SARS-CoV-2 reúne as propriedades de dois coronavírus anteriormente conhecidos, propaga-se facilmente e tem uma alta taxa de infeção letal. Investigadores descobriram que os gatos e outros animais são suscetíveis ao coronavírus.

Estrutura do novo coronavírus indica que possui alta taxa de infeção
Estrutura do novo coronavírus indica que possui alta taxa de infeção

Investigadores da Universidade Cornell, que estudam a estrutura do novo coronavírus SARS-CoV-2, descobriram um recurso exclusivo deste vírus que pode explicar por que se transmite tão bem entre as pessoas, e também observam que, além dos primatas, os gatos, furões e martas são as espécies animais aparentemente mais suscetíveis a este vírus da COVID-19.

O estudo identificou um loop estrutural na proteína spike do SARS-CoV-2, a área do vírus que facilita a entrada na célula, uma sequência de quatro aminoácidos que é diferente de outros coronavírus humanos conhecidos nesta linhagem viral.

No estudo, em que é autor sénior o professor de virologia Gary Whittaker, uma análise da linhagem do SARS-CoV-2 mostrou que compartilhava propriedades do SARS-CoV-1 intimamente relacionado, que apareceu pela primeira vez em humanos em 2003 e que é letal, mas não tão altamente contagioso, e o HCoV-HKU1, um transmissor altamente transmissível, mas relativamente com uma ação benigna para os humanos. O SARS-CoV-2 é altamente transmissível e letal.

Um vírus que “tem esta estranha combinação de ambas as propriedades”, referiu o virologista, e acrescentou: “A previsão é que o loop é muito importante para a transmissibilidade ou estabilidade, ou para ambos” as condições.

Gary Whittaker referiu que os investigadores estão focados num estudo mais aprofundado deste loop estrutural e na sequência de quatro aminoácidos.

Os gatos, furões e mustelas visons também são suscetíveis

Para infetar uma célula, os recursos da proteína spike devem ligar-se a um recetor na superfície da célula hospedeira, e os gatos têm um local de ligação ao recetor que se aproxima da dos humanos. Até o momento, as infeções em gatos parecem leves e pouco frequentes, e não há evidências de que os gatos possam, por sua vez, infetar humanos.

O virologista acrescentou que investigações sobre coronavírus felinos podem fornecer pistas adicionais sobre SARS-CoV-2 e os coronavírus em geral.