Grande consumo de frutas e vegetais pode reduzir o risco de cancro da mama

Estudo de investigação mostra que um grande consumo de frutas e vegetais diário reduz o risco de cancro da mama, em especial de tumores agressivos.

Fruta
Fruta. Foto: Rosa Pinto

As mulheres que consomem uma grande quantidade de frutas e vegetais por dia podem ter um risco menor de cancro da mama, especialmente de tumores agressivos, do que as que consomem menos frutas e vegetais. A conclusão é de um novo estudo de investigação conduzido por investigadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health, EUA.

Os investigadores descobriram que os vegetais crucíferos, como brócolos e vegetais amarelos e alaranjados, estão associados, com particular significado, a um menor risco de cancro da mama.

“Embora estudos anteriores tenham sugerido uma associação, estes têm sido limitados, particularmente a frutas e vegetais específicos e a subtipos agressivos de cancro da mama”, referiu Maryam Farvid, investigadora do Departamento de Nutrição e primeira autora do estudo. “Esta investigação fornece um quadro mais completo da importância de consumir grandes quantidades de frutas e legumes para a prevenção do cancro da mama.”

No estudo, que já foi publicado no ‘International Journal of Cancer’, os investigadores analisaram as respostas a questionários de dieta, a cada quatro anos, dos participantes do Nurses ‘Health Study, envolvendo 88.301 mulheres, a partir de 1980, e do Nurses’ Health Study II envolvendo 93.844 mulheres, a partir de 1991. Dados sobre outros potenciais fatores de risco para o cancro da mama, como idade, peso, tabagismo e história familiar de cancro, foram extraídos de questionários bienais.

Os investigadores descobriram que as mulheres que ingeriam mais de 5,5 porções de frutas e vegetais por dia tinham um risco 11% menor de cancro da mama do que as que comiam 2,5 ou menos porções. (Uma porção é definida como uma chávena de vegetais folhosos crus (240 ml), meia chávena de vegetais crus ou cozidos ou chávena de frutas picadas ou cozidas.)

Para descobrir se os benefícios do consumo de frutas e vegetais diferiam entre os vários tipos de cancro da mama, os investigadores conduziram uma análise pelo status do recetor de hormônio do tumor e pelo subtipo molecular, e descobriram que um maior consumo de frutas e vegetais estava particularmente associado a um menor risco de tumores mais agressivos, incluindo tumores ER-negativos, HER2-enriquecido e basais.

Trabalhos anteriores dos investigadores já tinham relacionado o risco reduzido de cancro da mama o com maior ingestão de fibras, mas os benefícios das frutas e vegetais encontrados neste estudo parecem ser independentes do conteúdo de fibras, sugerindo que outros constituintes desses alimentos, como antioxidantes e outros micronutrientes, também podem ser importantes na redução do risco de cancro da mama.

“Enquanto uma dieta com muitas frutas e vegetais está associada a muitos outros benefícios para a saúde, os nossos resultados podem fornecer mais força às mulheres para aumentarem a ingestão de frutas e vegetais”, referiu Heather Eliassen, autora sénior do estudo, professora associada da Harvard T.H. Chan School of Public Health e epidemiologista associada do Brigham and Women’s Hospital.