Há transmissão de coronavírus da COVID-19 de pessoas para gatos!

Pessoas infetadas com COVID-19 transmitiram o coronavírus SARS-CoV-2 a gatos, e os gatos desenvolveram doenças respiratórias leves ou graves. O estudo de investigação foi realizado no Reino Unido que confirmou a transmissão do coronavírus a gatos.

Há transmissão de coronavírus da COVID-19 de pessoas para gatos!
Há transmissão de coronavírus da COVID-19 de pessoas para gatos! Foto: © Rosa Pinto

Uma nova investigação fornece evidências de que as pessoas transmitiram o SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a COVID-19, a gatos durante a pandemia no Reino Unido. As conclusões do estudo, já foram publicado na Veterinary Record, e indicam que os gatos desenvolveram doenças respiratórias leves ou graves.

No estudo os investigadores usaram uma série de técnicas laboratoriais para mostrar que dois gatos domésticos de famílias com casos suspeitos de COVID-19 foram infetados com o SARS-CoV-2.

“As descobertas indicam que a transmissão humano-gato do SARS-CoV-2 ocorreu durante a pandemia de COVID-19 no Reino Unido, com os gatos infetados apresentando doença respiratória leve ou grave, referiu Margaret Hosie, do MRC-University of Glasgow Centre for Virus Research.

A investigadora acrescentou: “Dada a capacidade do coronavírus de infetar animais de companhia, será importante monitorar a transmissão de humano para gato, gato para gato e gato para humano”, uma investigação que pode auxiliar no combate à propagação da COVID-19.