Leguminosas são alimentos essenciais para a saúde

Leguminosas, como grão-de-bico, feijão, lentilhas e ervilhas secas, são reconhecidas pela Organização das Nações Unidas como alimento essencial para a saúde pessoal e mundial. No dia 10 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial das Leguminosas.

Leguminosas são alimento essencial para a saúde
Leguminosas são alimento essencial para a saúde, Foto: © Rosa Pinto

As leguminosas, incluindo grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e feijão, estão aparecer com maior frequência no prato, devido em parte à mudança no comportamento do consumidor durante a pandemia, e devido a uma maior informação sobre os benefícios para a saúde.

O reconhecimento das leguminosas, agora como ingredientes presentes na cozinha durante a quarentena, tem assumido por entidades globais que reconhecem o efeito positivo que as leguminosas podem ter na saúde humana e planetária. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 10 de fevereiro como Dia Mundial das Leguminosas. Um dia para aumentar a consciência dos benefícios das leguminosas e incentivar os consumidores a um maior consumo.

“Durante séculos, culturas em todo o mundo incorporaram leguminosas no seu estilo de vida como parte de uma dieta saudável”, disse Becky Garrison, Diretora de Marketing Doméstico do Conselho de Ervilhas Secas e Lentilhas dos EUA. “Historicamente, o consumo americano de ingredientes de leguminosas tem diminuído, mas dados os muitos benefícios das leguminosas para a saúde pessoal, a sua contribuição para sistemas alimentares sustentáveis ​​e o papel que desempenham nas dietas populares – como as dietas mediterrânea e flexitariana – vimos um dramático aumento na procura doméstica”.

Com o Dietary Guidelines for Americans agora a recomendar que os adultos consumam uma a três malgas de feijão, ervilha ou lentilha por semana, a trajetória deve continuar. Organizações voltadas para a produção de vegetais, como a Meatless Monday, também estão entusiasmadas com o aumento na popularidade dos legumes, o que promove a missão de aumentar a ingestão de alimentos vegetais.

As leguminosas contêm altos níveis de fibra, proteína vegetal e outros nutrientes essenciais e têm uma das pegadas de carbono mais baixas de qualquer grupo de alimentos, pois requerem menos fertilizantes, menos terra e água para serem produzidos. As leguminosas também são acessíveis quando comparadas a outras fontes de proteína e crescem em climas variados, tornando-as acessíveis para populações em todo o mundo.