Manuel Aires Mateus, arquiteto distinguido com Prémio Pessoa 2017

Arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do prémio Pessoa de 2017. É conhecido pela sua arquitetura de traço contemporâneo e inovadora nas formas.

Edifício sede da EDP, em Lisboa
Edifício sede da EDP, em Lisboa, obra do arquiteto Manuel Aires Mateus. Foto: Rosa Pinto

O Prémio Pessoa de 2017 é atribuído pela terceira vez a um arquiteto, e este ano o vencedor é o arquiteto Manuel Aires Mateus. O arquiteto é autor de uma obra que ultrapassa fronteiras, e que se afirmou há muito como um nome incontornável na arquitetura portuguesa.

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, já felicitou o arquiteto Manuel Aires Mateus, pela distinção, referindo que “a arquitetura de Manuel Aires Mateus usa um traço contemporâneo e inovador” que “garante, de modo harmonioso, a ausência de ruturas nos espaços construídos.”

O Prémio Pessoa distingue anualmente uma personalidade portuguesa que, durante esse período e na sequência de atividade anterior, tenha uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.

De entre as várias obras do arquiteto, em Portugal, encontra o novo edifício sede da EDP na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, ou o edifício da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e em Lausanne, na Suíça, o Museu de Design e Arte Contemporânea. Manuel Aires Mateus é professor na Universidade Lusíada e na Mendrisio Architecture Academy.

A Prémio vai já na 31.ª edição, e é iniciativa conjunta do jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos.