A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que estão confirmadas, em todo o mundo, 2798 pessoas infetadas pelo coronavírus 2019-nCoV, sendo 2741 na China e que há 5794 casos suspeitos, bem como há 461 casos grave, e que já ocorreram 80 mortes devido a infeção por 2019-nCoV.
Fora da China estão confirmadas 37 pessoas infetadas em 11 países, indicou também a OMS. A China é tem a classificação muito alto risco de infeção e globalmente a classificação é de alto risco.
Em face da evolução da situação o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, outros elementos da OMS, já se encontram em Pequim para uma reunião com os especialistas de saúde e do Governo para apoiarem a resposta que está em curso na China, e para analisar os últimos desenvolvimentos da resposta à contingência da propagação do coronavírus.
A OMS indicou que “as estimativas atuais do período de incubação do vírus variam de 2 a 10 dias, e que as estimativas serão refinadas à medida que houver mais dados disponíveis”.
Para a OMS compreender o momento em que os pacientes infetados podem transmitir o vírus a outras pessoas é fundamental para os esforços de controlo. Por isso são necessárias mais informações epidemiológicas detalhadas de mais pessoas infetadas para determinar o período infecioso do 2019-nCoV, em particular se a transmissão pode ocorrer de indivíduos assintomáticos ou durante o período de incubação.
A OMS indicou que está monitorar continuamente os desenvolvimentos e que espera reunir novamente o Comité de Emergência num prazo muito curto, face às necessidades.
A OMS esclareceu que:
■ Entre os 37 casos identificados fora da China, três foram detetados sem o aparecimento dos sintomas, enquanto entre os 34 pacientes há informações sobre a data do sintoma para 28 indivíduos.
■ A idade média dos casos detetados fora da China é de 45 anos, variando de 2 a 74 anos, 71% dos casos eram do sexo masculino (falta informação sobre a idade para 6 casos e sobre sexo em 4 casos). Dos 27 casos para os quais temos informações detalhadas sobre a data de início dos sintomas e a data de viagem da China, 8 casos tiveram início de sintomas na China, 5 ocorreram no mesmo dia da viagem e 14 desenvolveram sintomas após deixar a China.
■ 36 casos tinham histórico de viagens à China, dos quais 34 tinham histórico de viagens na cidade de Wuhan, ou tinham uma ligação epidemiológica a um caso confirmado com histórico de viagens a Wuhan. Para os dois restantes, as investigações nos históricos de viagens estão em curso. Um caso adicional foi o resultado da transmissão de humano para humano entre contatos próximos da família no Vietname.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta