Nem todas as calorias estão relacionadas com o peso

Na perda de peso as calorias são cruciais. Mas a dieta mediterrânea pode não garantir a perda de peso se não houver um déficit calórico. Uma nutrição balanceada pode reduzir o risco de doenças crónicas.

Nem todas as calorias estão relacionadas com o peso
Nem todas as calorias estão relacionadas com o peso. Foto: Rosa Pinto

É comum a relação entre caloria e perda de peso. Mas será a relação verdadeira? Com tantas dietas diferentes a serem divulgadas, como: cetogénica, jejum intermitente e mediterrânea, tudo se pode tornar num grande desafio.

Para Tara Schmidt, nutricionista na Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota, EUA, embora uma caloria possa ser só uma caloria, no que diz respeito à equação matemática de perda de peso, não é assim tão simples. Calorias são uma unidade de energia. O total de calorias de um alimento ou bebida depende da quantidade de gramas de carboidratos, proteína, gordura e/ou álcool que contenham. A quantidade de calorias não define como nos sentiremos depois do consumo do alimento ou bebida.

Por exemplo, uma maçã com manteiga de amendoim contendo 200 calorias ajudará a sentir-se mais satisfeito do que batatas chips (batatas fritas salgadas) contendo as mesmas 200 calorias, explicou Tara Schmidt. A diferença não está apenas na composição, mas também no volume do alimento. A maçã com manteiga de amendoim fornece fibra, gordura, água e um pouco de proteína. A maioria desses atributos não está presente nas batatas chips.

Mas se considerarmos também o volume, verificamos que a maçã aumentará o estômago por causa de um maior tamanho, enviando o sinal de satisfação para o cérebro. As batatas chips de 200 calorias também serão digeridas e sairão do estômago mais rápido do que a maçã, pois não há muita tarefa a ser executada no organismo.

“Também não podemos falar deste assunto sem mencionar os resultados para a saúde”, referiu Tara Schmidt. “Sabe-se que a composição de uma dieta ou padrão alimentar é importante. Uma dieta à base de vegetais que contém grãos, frutas, verduras, gorduras insaturadas e proteínas magras proporciona ao organismo uma nutrição balanceada que pode reduzir o risco de doenças crónicas.”

Existem várias formas de fazer uma dieta mais saudável, referiu Tara Schmidt. Dietas como a mediterrânea, a DASH e a dieta da Mayo Clinic são exemplos de padrões alimentares que se concentram em alta densidade de nutrientes e têm apresentado resultados positivos para a saúde. Isso também pode ser feito por meio de uma dieta vegetariana bem planejada. É importante levar em conta suas preferências alimentares e problemas ou objetivos de saúde.

E a perda de peso? Nesse aspeto, as calorias são cruciais, disse Tara Schmidt. Por exemplo, nem mesmo a dieta mediterrânea garante a perda de peso se não houver um déficit calórico. O azeite de oliva e as nozes são fontes excelentes de gordura saudável, mas, quando consumidos sem levar em conta a ingestão total de calorias, podem causar o aumento de peso. Ao seguir o melhor estilo alimentar considere um déficit calórico de 250 a 750 calorias por dia. Isso pode significar trocar o seu lanche da tarde por uma fruta ou não beber café com açúcar ou bebida alcoólica como de costume.

O corpo precisa queimar mais do que está consumindo para perder peso, disse Tara Schmidt. Embora a prática de exercícios físicos seja sempre recomendada, é importante lembrar que, para a maioria das pessoas, ela provavelmente não trará um déficit calórico de 500 calorias sem um plano alimentar. A maioria de nós terá mais sucesso na perda de peso com mudanças na alimentação.

Grande parte das dietas funciona porque adaptar seus hábitos alimentares ao protocolo de uma dieta específica provavelmente fará com que consuma menos calorias, disse Tara Schmidt. Mas isso só irá beneficiar alguém que consiga fazer essa dieta no longo prazo. As dietas que endossam ou exigem mudanças drásticas e não realistas não são sustentáveis. E, quando uma dieta não é sustentável, a perda de peso também não será.

Para a nutricionista Tara Schmidt deverá começar, tendo em conta o seguinte:

Escolher uma dieta saudável que corresponda às suas preferências alimentares e de saúde.

Procurar um déficit calórico gradual, se possível limitando excessos e alimentos não nutritivos.

Uma estratégia lenta, estável e sustentável provavelmente será mais útil para chegar a um peso saudável, conclui a especialista.