Novo teste COVID-19 dá resultados em quatro horas

Novo teste COVID-19 desenvolvido no Centro Medico de Tulane, EUA, dá resultados em quatro horas. O teste vai permitir aos médicos gerir melhor os recursos hospitalares libertando camas e equipamentos para pessoas em estado grave.

Novo teste COVID-19 dá resultados em quatro horas
Novo teste COVID-19 dá resultados em quatro horas. Equipa de investigadores. Foto: Tulane Medical Center

Um laboratório baseado no Centro Medico de Tulane em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane e a Roche Diagnostics desenvolveu um novo teste para o COVID-19 que permite ter resultados em quatro horas.

Os investigadores do Laboratório do Centro Médico de Tulane já executaram o primeiro conjunto de testes usando o analisador Cobas 6800, como é conhecido, e agora está pronto para executar quase 200 testes por dia em pacientes do Centro Médico de Tulane e do Centro Médico da Universidade de Tulane.

A Roche Diagnostics é a fabricante suíça do analisador Cobas 6800. A FDA emitiu este mês autorização de uso de emergência à Roche para testar pacientes que mostram sinais e sintomas da infeção por COVID-19.

Os testes detetam o vírus em amostras de saliva e zaragatoas de muco de pacientes que estejam de acordo com os critérios clínicos e epidemiológicos para o teste. Por causa da sua rápida recuperação, os médicos podem libertar rapidamente pacientes com resultado negativo e que estejam em quarentena e tratar dos que têm resultado positivo.

Diversos serviços de saúde recomendam testes para os pacientes com febre, sintomas respiratórios e teste negativo de gripe. Com os sintomas pode ser solicitado o teste com base em seu julgamento clínico. As pessoas com sintomas leves, como febre e tosse, devem se autoisolar e telefonar para o serviços de saúde para limitar a exposição a outras pessoas.

Qualquer a pessoa tem sintomas graves, como dificuldade em respirar ou falta de ar, dor persistente ou pressão no peito, confusão, lábios ou rosto azulado deve ligar para os serviços de emergência.

“Os hospitais precisam de testes internos para fazer a gestão dos pacientes admitidos com sintomas presumíveis de COVID-19”, referiu Byron Crawford, diretor médico do Laboratório do Centro Médico de Tulane e professor de patologia na Faculdade de Medicina de Tulane.

Essa nova solução de teste rápido melhorará a capacidade dos hospitais para diagnosticar rapidamente pacientes com COVID e ajudar a conservar recursos e espaço preciosos em unidades específicas do COVID.