Prescrição de frutas e vegetais melhora saúde cardíaca e segurança alimentar

Programas de prescrições médicas de produtos com apoio na aquisição melhor saúde cardíaca e segurança alimentar. Adultos em risco de doenças cardíacas mostraram redução da pressão arterial, açúcar no sangue e índice de massa corporal.

Prescrição de frutas e vegetais melhora saúde cardíaca e segurança alimentar
Prescrição de frutas e vegetais melhora saúde cardíaca e segurança alimentar. Foto: Rosa Pinto

Pessoas com risco aumentado de doenças cardiovasculares que participaram de programas de prescrição de produtos aumentaram o consumo de frutas e vegetais, o que foi associado à melhoria do índice de massa corporal (IMC), níveis de açúcar no sangue e pressão arterial, como bem como uma diminuição da insegurança alimentar. Esta nova pesquisa foi publicada hoje na Revista “Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes”, da American Heart Association.

Os programas de prescrição de produtos permitem que os médicos prescrevam frutas e vegetais além de medicamentos. Os pacientes recebem cartões eletrónicos ou vouchers para aceder a produtos gratuitamente ou com desconto na sua escolha em supermercados ou mercados de produtores, explicou o principal autor do estudo, Kurt Hager, da Faculdade de Medicina, da Universidade de Massachusetts, em Worcester, EUA

Embora investigações anteriores tenham examinado os efeitos de pequenos programas de prescrição de produtos individuais, acredita-se que esta análise seja o maior estudo de prescrição de produtos, reunindo dados de nove programas nos EUA para avaliar os resultados de saúde após cerca de seis meses.

“Sabemos que a insegurança alimentar tem impacto na saúde através de vários caminhos importantes, incluindo a qualidade geral da dieta, mas também através do stress e ansiedade, saúde mental e compensações entre o custo de alimentos e outras necessidades básicas, como custos de habitação, serviços públicos e medicamentos”, disse Kurt Hager, que concluiu essas análises enquanto era estudante de doutorado na Friedman School of Nutrition Science and Policy da Tufts University, em Boston. “Esses resultados indicam que as prescrições de produtos podem estabelecer uma base importante para melhorar a saúde e o bem-estar.”

Os participantes do estudo receberam uma média de 63 dólares por mês para comprar produtos em lojas locais e mercados agrícolas. Além disso, os participantes participaram de aulas de nutrição. No início e após a conclusão do programa – que variou de 4 a 10 meses – os participantes preencheram questionários sobre consumo de frutas e vegetais, insegurança alimentar e estado de saúde. Testes de rotina de pressão arterial; peso e altura; e a hemoglobina A1c (HbA1c) – uma medida de açúcar no sangue – foi preenchida no momento da inscrição e no fim do programa. O estudo não incluiu um grupo de controlo e comparou os resultados entre os participantes antes e depois da participação no programa.

A análise de todos os participantes encontrou:

  • Os adultos relataram que a ingestão de frutas e vegetais aumentou quase uma malga por dia (0,85 malga por dia). Entre as crianças, a ingestão de frutas e vegetais aumentou cerca de um quarto de malga por dia (0,26 malga por dia).
  • Pressão arterial sistólica – pressão arterial durante os batimentos cardíacos – diminuiu mais de 8 milímetros de mercúrio (mm Hg); enquanto a pressão arterial diastólica – pressão arterial entre os batimentos cardíacos – diminuiu quase 5 mm Hg entre adultos que tinham pressão alta no momento da inscrição no estudo.
  • O açúcar no sangue, medido pelos níveis de HbA1C, diminuiu de 0,29 a 0,58 pontos percentuais entre adultos com diabetes.
  • O IMC melhorou significativamente, com uma redução de 0,52 quilogramas por metro quadrado (kg/m2) entre adultos com obesidade. Entre as crianças, porém, o IMC não mudou.
  • Os adultos tinham 62% mais probabilidade e as crianças tinham duas vezes mais probabilidade de relatar melhor estado de saúde ao concluir o programa.
  • No geral, os participantes tinham um terço menos probabilidade de relatar insegurança alimentar depois de concluírem os programas, em comparação com a o início dos programas.

“A má nutrição e a insegurança nutricional são os principais fatores de doenças crónicas a nível mundial, incluindo condições cardiometabólicas como a diabetes tipo 2 e as suas consequências cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral”, de acordo com Mitchell Elkind, chefe de ciência clínica da American Heart Association e professor titular de neurologia e epidemiologia na Universidade de Columbia.

“Esta análise dos programas de prescrição de produtos ilustra o potencial das prescrições de produtos subsidiados para aumentar o consumo de frutas e vegetais nutritivos, reduzir a insegurança alimentar e, esperançosamente, melhorar as medidas de saúde subjetivas e objetivas. Futuras investigações precisarão de incluir ensaios clínicos randomizados para compensar qualquer viés potencial e provar com mais rigor os benefícios dos programas de prescrição de produtos”, referiu o especialista.

A Food is Medicine Initiative, anunciada em setembro de 2022 pela American Heart Association e pela The Rockefeller Foundation – numa Conferência da Casa Branca sobre Fome, Nutrição e Saúde – procura garantir que os pacientes recebam prescrições médicas de alimentos saudáveis ​​para ajudar a prevenir e gerir doenças crónicas.

A má nutrição desempenha um papel importante em doenças graves de longa duração, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, de acordo com uma Declaração de Política da American Heart Association de 2022: Fortalecendo as Políticas e Programas Alimentares dos EUA para Promover a Equidade na Segurança Nutricional .

Só em 2019, a má nutrição contribuiu para quase 8 milhões de mortes, de acordo com as estatísticas da Associação. A insegurança alimentar é a falta de disponibilidade equitativa e estável, de acesso e de preços acessíveis a alimentos e bebidas que promovam o bem-estar e previnam e tratem doenças.

Detalhes do estudo

A análise incluiu 1.817 crianças e 2.064 adultos inscritos em um dos nove programas de prescrição de produtos administrados pela organização sem fins lucrativos Wholesome Wave, de 2014 a 2020. Os programas foram administrados em 22 locais em comunidades de baixo rendimento em 12 estados dos EUA.

Todos os participantes do programa tinham ou estavam em risco de desenvolver doenças cardíacas ou diabetes tipo 2 e tinham insegurança alimentar ou estavam matriculados numa clínica que atendia um bairro predominantemente de baixo rendimento.

A idade média dos participantes adultos foi de 54 anos; 71% eram mulheres, 30% eram adultos brancos, 45% eram adultos negros, 21% eram adultos hispânicos e 4% da raça/etnia dos adultos foi classificada como “outras”.

As crianças do estudo tinham idade média de 9 anos; cerca de metade eram meninas, 9% eram crianças brancas, 13% eram crianças negras, 76% eram crianças hispânicas e 2% da raça/etnia das crianças foi classificada como “outras”. Quase dois terços das crianças participantes estavam inscritas no Programa Federal de Assistência Nutricional Suplementar.

No início do estudo, mais de metade dos agregados familiares no estudo relataram sofrer de insegurança alimentar.

A análise teve diversas limitações, incluindo a falta de um grupo controlo para comparação; elevadas taxas de falta de dados de inquéritos sobre insegurança alimentar e dados sobre consumo de frutas e vegetais no final de alguns programas; e o efeito da pandemia da COVID-19 nos programas iniciados durante esse período.