Prevenir o AVC na quadra natalícia

Mais um Natal cheio de vida do que menos uma vida neste Natal. Sandra Alves, médica e nutricionista, apresenta vários conselhos práticos para um Natal tradicional, mas com menos riscos para a saúde.

0
1
Partilhas
Prevenir o AVC na quadra natalícia. Sandra Alves, médica e nutricionista
Prevenir o AVC na quadra natalícia. Sandra Alves, médica e nutricionista. Foto: © DR

Todas as receitas tradicionais podem ter pequenas alterações, adaptando-se a um conceito mais saudável e nutricionalmente mais rico, desde a escolha dos ingredientes, à sua preparação e confeção.

Certamente que também não vai querer ver os últimos esforços que tem feito para perder peso caírem por terra em apenas dois dias.

Para uma quadra natalícia mais saudável, mas ainda assim cheia de sabor e prazer à mesa, deixo-lhe alguns conselhos práticos:

  1. Não deixe de praticar a sua atividade física diária.
  2. Demolhe bem o bacalhau, o sal é sempre um veneno para a tensão arterial.
  3. Aumente a quantidade de hortícolas no prato e reduza a quantidade de arroz, massa ou batata, como forma de tentar compensar um pouco a ingestão de doces.
  4. Ingira fruta fresca ao longo do dia para fugir à tentação dos doces.
  5. Na confeção dos doces tradicionais, reduza a quantidade de açúcar da receita, bem como a de gemas de ovos. Nas receitas com leite, opte por leite magro. Use e abuse da canela.
  6. Na confeção de fritos como as rabanadas, filhós, bolinhos de bacalhau e outros, conceba porções maiores para fritar! Quanto mais pequena a porção, mais óleo de fritura irá reter.
  7. Para fritar, prefira azeite ou, em alternativa, óleo de amendoim, pois este atinge uma temperatura mais elevada sem se deteriorar.
  8. Nos assados, evite manteiga, natas ou outros cremes de gordura, preferindo azeite ou alguns produtos mais light. Pode servir os assados acompanhados por frutas tropicais, tornando-se saborosos, apelativos e mais ricos nutricionalmente.
  9. Substitua sal por especiarias e ervas aromáticas.
  10. No prato, retire com os talheres todas as gorduras visíveis da carne e do peixe e evite os molhos.
  11. As bebidas alcoólicas são para consumo moderado, com um máximo de consumo diário de dois copos de vinho para o homem e um para a mulher.
  12. Evite os refrigerantes pelo seu elevado conteúdo em açúcar. Mesmo os sumos naturais devem ser restringidos a um baixo consumo.
  13. Com as sobras, use a sua criatividade para criar novos pratos, mas não volte a adicionar mais gordura ou sal na sua elaboração.

E lembre-se que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) não escolhe dia nem hora! Mais vale um natal cheio de vida, do que menos uma vida neste Natal!

Artigo de opinião de Sandra Alves, médica e nutricionista, Membro da Sociedade Portuguesa do AVC.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz