Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social

Investigadores do Instituto Italiano de Tecnologia desenvolveram uma pulseira inteligente que mede a temperatura do corpo, alerta para o incumprimento do distanciamento e regista dados para um eventual controlo de rastreamento.

Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social
Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social. Foto: IIT

Uma pulseira inteligente para ajudar as pessoas a lidar com a pandemia de COVID-19 em tempo de desconfinamento e regresso ao trabalho ou na vida do dia-a-dia foi desenvolvida por investigadores do Instituto Italiano de Tecnologia (IIT), no âmbito do projeto europeu An.Dy.

A pulseira iFeel-You é capaz de alertar os utilizadores quando a temperatura corporal é superior a 37,5 graus e a distância a outra pessoa é inferior à recomendada para se manter segura da propagação do novo coronavírus.

O protótipo de pulseira inteligente foi realizado pelo Laboratório de Controlo de Interação Dinâmico do IIT em Génova, Itália, coordenado pela investigadora Daniele Pucci – o grupo de investigação é especializado no controle do robô humanoide iCub e no design de dispositivos portáteis para monitorar parâmetros do corpo humano em cenários de colaboração humano-robô.

A pulseira usa algoritmos e tecnologias que os pesquisadores introduziram no “traje sensorizado An.Dy”, que pode detetar e medir toda a postura do corpo humano – mesmo durante movimentos rápidos e dinâmicos – e a fadiga humana nas atividades diárias de trabalho. O protótipo da pulseira incorpora essas tecnologias, que são adaptadas para projetar soluções para problemas e necessidades de emergência.

Ao ler o movimento do corpo humano, a banda inteligente liberta sinais de rádio dos quais a distância de outra pulseira pode ser recuperada; quando duas bandas inteligentes estão próximas, elas vibram, emitindo um sinal de alerta que ajuda as pessoas a respeitar o distanciamento social. A frequência do sinal de rádio é de 2,45 GHz, a mesma do Bluetooth, mas o IIT desenvolveu um protocolo proprietário para uma deteção mais fácil e rápida das proximidades humanas.

Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social
Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social. Foto: IIT

Portanto, um desenvolvimento futuro da pulseira inteligente pode criar aplicativos móveis que se comuniquem com a pulseira usando o Bluetooth clássico. Além disso, a pulseira inteligente iFeel-You é capaz de memorizar o identificador exclusivo da pulseira que rompeu o distanciamento social, permitindo reconstruir, no caso, as proximidades de uma pessoa que venha a ser positiva à infeção por SARS-CoV-2. Ao mesmo tempo, o sistema eletrónico da pulseira está equipado com um sensor de temperatura médico capaz de detetar uma variação térmica do corpo de 0,2 graus Celsius, permitindo que os usuários diagnostiquem rapidamente um dos principais sintomas do COVID19.

A pulseira inteligente é alimentada por uma bateria que dura mais de 8 horas durante operações comuns e pode ser recarregada sem fio. Agora, os pesquisadores estão a trabalhar num segundo protótipo, que visa tornar a pulseira inteligente mais leve e pequena, e mais ergonómica.

O protótipo foi projetado para encontrar uma solução prática e económica para ajudar as pessoas a respeitar o distanciamento social durante o trabalho e outras atividades, especialmente nos períodos seguintes ao levantamento das restrições de confinamento.

A pulseira pode ser usada dentro de casa, em fábricas, escritórios, restaurantes, cafés, mas também ao ar livre. A pulseira iFeel-You pode ser usada em todas as atividades em que outros recursos como câmaras térmicas não são soluções viáveis, como aldeias turísticas, resorts, clubes desportivos ou parques de diversões.