Redução do sal na comida reduz risco de doenças cardíacas

Investigação recente recolhe evidências que uma dieta com menor sal reduz o risco de doenças cardiovasculares. O benefício inclui as pessoas que seguem uma dieta estilo DASH.

Redução do sal na comida reduz risco de doenças cardíacas
Redução do sal na comida reduz risco de doenças cardíacas

Uma menor quantidade de sal nos alimentos está associada a um risco reduzido de doença cardíaca, insuficiência cardíaca e doença isquémica do coração. As conclusões são de um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Atualmente há evidências que ligam a alta ingestão de sódio à pressão alta, que é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, estudos epidemiológicos que investigam esta ligação produziram resultados conflituantes devido à falta de métodos práticos para avaliar a ingestão dietética de sódio a longo prazo. Mas estudos recentes sugerem que a frequência com que um indivíduo adiciona sal aos alimentos pode ser usada para prever sua ingestão individual de sódio ao longo do tempo.

“No geral, descobrimos que as pessoas que diminuíram um pouco de sal nos seus alimentos têm, muitas vezes, um risco muito menor de eventos de doenças cardíacas, independentemente de fatores de estilo de vida e doenças pré-existentes”, referiu Lu Qi, Tulane University, New Orleans, EUA.

O investigador acrescentou: “Também descobrimos que quando os pacientes combinam uma dieta com uma baixa frequência de adição de sal, apresentam um menor risco de doença cardíaca. Isso é significativo, pois reduzir o sal adicional aos alimentos, – não remover totalmente o sal -, é um fator de risco incrivelmente modificável que podemos encorajar nossos pacientes a faze-lo sem muito sacrifício”.

No estudo atual, os investigadores avaliaram se a frequência da adição de sal aos alimentos estava ligada ao risco de doença cardíaca incidente em 176.570 participantes do UK Biobank. O estudo também examinou a associação entre a frequência de adição de sal aos alimentos e a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) no que se refere ao risco de doença cardíaca.

A dieta estilo DASH foi desenvolvida para prevenir a hipertensão, limitando o consumo de carnes vermelhas e processadas e concentrando-se em vegetais, frutas, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura, nozes e legumes. Embora a dieta DASH tenha produzido benefícios em relação à redução do risco de doença cardiovascular, um ensaio clínico recente descobriu que combinar a dieta DASH com redução de sódio foi mais benéfico para certos biomarcadores cardíacos, incluindo lesão cardíaca, tensão e inflamação. Os pesquisadores calcularam um escore DASH modificado que não considera a ingestão de sódio com base em sete alimentos e nutrientes que foram enfatizados ou desenfatizados na dieta estilo DASH.

Dados sobre eventos de doenças cardíacas foram recolhidos por meio de histórico médico e dados sobre internamentos hospitalares, também através de questionário e dados do registo de óbitos.

No geral, os participantes no estudo com menor adição frequente de sal nos alimentos eram mais propensos: a serem mulheres; cor branca; ter um índice de massa corporal mais baixo; mais propensos a ter consumo moderado de álcool; menos propensos a serem fumadores e fisicamente mais ativos. Os participantes também tinham uma prevalência maior de pressão alta e doença renal crónica, mas uma prevalência menor de cancro. Mas também eram mais propensos a aderir a uma dieta estilo DASH e consumiam mais frutas, vegetais, nozes e legumes, grãos integrais, bebidas dietéticas com baixo teor de gordura, mas menos adoçadas com açúcar ou carnes vermelhas/processadas do que aqueles com maior frequência de adição de sal aos alimentos.

Os investigadores descobriram que a associação da adição de sal aos alimentos com risco de doença cardíaca foi mais forte em participantes de nível socioeconómico mais baixo, bem como em fumadores. Uma pontuação de dieta DASH modificada mais alta foi associada a um menor risco de eventos de doença cardíaca.