Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto em Sesimbra

Restaurantes do concelho de Sesimbra envolvidos na Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto, de 26 de maio a 3 de junho. Chefes sesimbrenses preparam pratos com pescado da frota local, para acompanhar com vinho da Península de Setúbal.

Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto em Sesimbra
Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto em Sesimbra

Em Sesimbra a 13.ª Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto, entre os dias 26 de maio e 3 de julho, dezenas de restaurantes do concelho vão preparar as mais variadas receitas, das mais tradicionais às mais inovadoras, para dar a conhecer a diversidade de pratos que podem ser confecionados com peixe-espada preto.

De entre algumas das propostas gastronómicas disponíveis nos restaurantes aderentes encontram-se o guisado com batatas e ervilhas, grelhado à posta ou frito em filetes. Todos os pratos utilizam apenas peixe-espada preto pescado pela frota do concelho.

Para complementar os pratos os chefes sesimbrenses sugerem também vinhos da região, em resultado da parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS).

O programa da Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto inclui ainda um show cooking e uma aula de culinária, ambos dinamizados pela Docapesca, e uma degustação de vinhos regionais, promovida pela CVRPS.

A Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto em Sesimbra tem como principais objetivos valorizar este peixe, enquanto património gastronómico, e dinamizar a restauração local, capitalizando as potencialidades da região.