Suplementos de ómega-3 podem aumentar risco de fibrilação auricular

Estudo de investigação conclui que o consumo de suplementos de ácidos gordos ómega-3 pode aumentar o risco de desenvolver fibrilação auricular. Investigadores aconselham a obter ácidos gordos ómega-3 comendo peixe várias vezes por semana.

Suplementos de ómega-3 podem aumentar risco de fibrilação auricular
Suplementos de ómega-3 podem aumentar risco de fibrilação auricular. Foto: Wikipedia

A fibrilação auricular ou atrial é o tipo mais comum de ritmo cardíaco anormal, o que fazer com que o coração se contraia de forma irregular e, às vezes, muito rapidamente. Estima-se que a condição afete 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma doença que pode causar coágulos sanguíneos, derrame, insuficiência cardíaca e outras complicações relacionadas ao coração.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2012, nos EUA, indicam a estimativa de 7,8% dos adultos americanos, quase 19 milhões de pessoas, a tomar suplementos de óleo de peixe.

Uma recente investigação liderada por Christine M. Albert, professora de Cardiologia e presidente do Departamento de Cardiologia do Smidt Heart Institute, EUA, sugeriu que nem a vitamina D nem os ácidos graxos ómega-3 encontrados no óleo de peixe previnem o desenvolvimento de fibrilação auricular. No entanto, outros ensaios clínicos apontaram para um risco elevado de desenvolver fibrilação auricular em pacientes tratados com ácidos gordos ômega-3, o que causa confusão entre os médicos e pacientes.

Para explorar as potenciais razões para as diferenças entre os resultados dos estudos, investigadores liderados por Christine M. Albert realizaram uma meta-análise, que combina os resultados de vários estudos científicos. Esta comparação analítica entre estudos sugeriu que o risco de desenvolver fibrilação auricular depende da dose de ácidos gordos ômega-3.

Embora haja fortes evidências de que os ácidos gordos ómega-3 podem reduzir significativamente os níveis de triglicerídeos no sangue e a dor da artrite, a maioria dos especialistas concorda que é melhor obter ácidos gordos ómega-3 comendo peixe várias vezes por semana.

“O nosso objetivo era trazer clareza, respostas e informações acionáveis ​​para o campo médico mais amplo e para os pacientes”, disse Christine M. Albert. “Nesse caso, os resultados sugerem que pode não haver uma resposta direta para a questão: ‘O óleo de peixe é bom ou ruim para a fibrilação auricular?’ mas em vez disso, a resposta pode depender da dose. ”

Os principais destaques do estudo de investigação incluem:

Os dados foram revistos ​​de 81.210 pacientes inscritos em sete ensaios clínicos, incluindo um conduzido no Centro Médico Cedars-Sinai, EUA. A idade média dos pacientes inscritos nesses ensaios foi de 65 anos e 39% eram mulheres.

Destes pacientes, 72,6% estavam em ensaios clínicos a consumir menos ou igual a um grama de ácidos gordos ómega-3 por dia e 27,4% estavam inscritos em ensaios clínicos a consumir mais de um grama do suplemento por dia.

Os pacientes que tomaram mais de um grama por dia de ácidos gordos ómega-3 tiveram um risco 49% maior de desenvolver fibrilação auricular, em comparação com apenas 12% dos pacientes que tomaram um grama ou menos do suplemento por dia.

Recomendações de tratamento

Agora, munido dessas informações, Christine M. Albert faz recomendações para médicos, pesquisadores e pacientes.

Se os médicos oferecerem suplementos de ácido gordo ómega-3 em altas doses, Christine M. Albert diz que eles devem primeiro discutir o risco potencial de desenvolver fibrilação auricular, e os pacientes devem ser informados sobre os sinais e os sintomas potenciais da doença para que um diagnóstico precoce possa ser feito e acoplado com tratamento adequado.

Os investigadores devem monitorar sistematicamente os pacientes para fibrilação auricular e resultados adversos relacionados para definir melhor a relação risco-benefício em estudos que examinam os efeitos dos suplementos de ácido gordo ómega-3.

“Para os pacientes, o risco de desenvolver fibrilação auricular parece ser relativamente pequeno para aqueles que tomam um grama ou menos de óleo de peixe por dia”, disse Christine M. Albert. “Tomar mais de um grama de óleo de peixe por dia é algo que só deve se feito seguindo o conselho dos médicos.”

O estudo, que combinou resultados publicados anteriormente, não foi capaz de determinar se há pacientes que podem ser mais suscetíveis a desenvolver fibrilação auricular ao tomar óleo de peixe.

O risco de desenvolver fibrilação auricular aumenta com a idade e é mais comum em homens do que em mulheres. Além da idade e do sexo, os fatores de risco adicionais incluem hipertensão, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, defeitos nas válvulas cardíacas, obesidade e diabetes.

A condição também é mais provável de acontecer durante uma infeção ou logo após a cirurgia. Stresse, cafeína e álcool também podem desencadear ataques. Pessoas que fazem muitos exercícios de resistência vigorosos e repetidos, como correr maratonas, também podem desenvolver fibrilação auricular. Ainda não se sabe como o óleo de peixe pode alterar o risco de fibrilação auricular em corredores de maratona ou em indivíduos com outros fatores de risco.