Yoga com exercício aeróbico diminui risco de doença cardíaca

Estudo científico concluiu que a prática conjunta de yoga e exercício aeróbico diminui a pressão arterial, colesterol total e outros fatores de risco da doença arterial coronária. A adoção da prática diária reduz o risco de morte e comorbidades de doenças cardíacas.

Yoga
Yoga

Investigação mostra que doentes do coração que praticam yoga e exercícios aeróbicos, ambas as atividades, tiveram o dobro da redução da pressão arterial, do índice de massa corporal e dos níveis de colesterol, em comparação com os doentes que praticavam apenas uma das atividades: yoga indiano ou exercício aeróbico.

Os investigadores concluíram que a intervenção no estilo de vida ajuda a reduzir o risco de morte e comorbidades de doenças cardíacas quando acompanhadas por uma gestão médica.

Yoga indiano é uma combinação de todo o exercício do corpo, mente e alma, e é uma prática comum em toda a Índia. Os investigadores do estudo analisaram especificamente o efeito do Yoga indiano e do exercício aeróbio sobre os fatores de risco coronário de pacientes com doença cardíaca obesa com diabetes tipo 2.

A investigação envolveu o estudo de 750 pacientes com diagnóstico de doença arterial coronária. Um grupo de 225 pacientes participaram de exercícios aeróbicos, outro grupo de 240 pacientes participaram de yoga indiano e um terceiro grupo de 285 participaram de yoga e de exercícios aeróbicos. Cada grupo realizou três sessões de seis meses de yoga e / ou de exercícios aeróbicos.

Os investigadores verificaram que o grupo de pacientes que praticou o exercício aeróbio e o grupo que praticou o yoga tiveram reduções similares na pressão arterial, colesterol total, triglicerídeos, LDL, peso e perímetro de cintura. O grupo de pacientes que combinou yoga e exercícios aeróbicos teve reduções duas vezes maiores em comparação com os outros grupos. Os pacientes também mostraram uma melhoria significativa na fração de ejeção do ventrículo esquerdo, função diastólica e capacidade de exercício.

Sonal Tanwar, especialista em cardiologia preventiva, do HG SMS Hospital, Jaipur, na Índia, envolvido no estudo, referiu que “o exercício combinado de yoga e aeróbica indiana reduz o stress mental, físico e vascular e pode levar à diminuição da mortalidade e morbidade cardiovascular.”

Naresh Sen, cardiologista, também do HG SMS Hospital, Jaipur, na Índia, e que fez parte da investigação indicou que “os pacientes de doença cardíaca podem beneficiar com a aprendizagem de yoga indiano e torná-lo como parte da rotina diária”.

O estudo e respetivas conclusões têm apresentação no 8º Emirates Cardiac Society Congress realizado em colaboração com o American College of Cardiology Middle East Conference a decorrer de hoje, dia 19 até 21 de outubro de 2017, no Dubai.