Presidente da República condecora oito atletas

Atletas de canoagem e atletismo foram, dia 13 de julho, condecorados pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito. Oito atletas vencedores dos últimos campeonatos da europa de canoagem, em Moscovo, e de atletismo, em Amesterdão.

Presidente da República condecora oito atletas
Presidente da República condecora oito atletas. Foto: © TV Europa

Atletas portugueses continuam a elevar a bandeira portuguesa no mastro nas competições internacionais. A mais recente foi em 10 de junho com a vitória de Sara Moreira na meia-maratona do Campeonato da Europa de Atletismo, em Amesterdão.

O Campeonato da Europa de Atletismo deu a Portugal, só na meia-maratona, uma medalha de ouro, a de Sara Moreira, uma de bronze de Jéssica Augusto e a medalha de ouro por equipa. Da equipa campeã europeia da meia-maratona fez parte ainda Ana Dulce Félix, Marisa Barros e Vanessa Fernandes, também medalhadas com ouro por equipa.

Para além da medalha de ouro por equipa, Ana Dulce Félix foi vencedora da medalha de prata dos 10.000 metros.

Mas a bandeira portuguesa subiu, mais vezes, mais alto, com Patrícia Mamona a conquistar a medalha de ouro no triplo salto, e a tornar-se campeã europeia na modalidade.

Tsanko Arnaudov, atleta português de origem búlgara, venceu a medalha de bronze no lançamento do peso dos Campeonatos da Europa de atletismo e a bandeira portuguesa voltou a subir no mastro.

Mas já nos finais de junho, em Moscovo, a bandeira portuguesa tinha subido ao mastro mais alto com as vitórias de Fernando Pimenta, ao vencer a medalha de ouro em K1 1000, e a medalha de ouro em K1 5000, no Campeonato da Europa de Canoagem.

Oito atletas portugueses que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, no dia 13 de julho, no Palácio de Belém, com a Ordem de Mérito. Um momento para o Presidente agradecer “o mérito de todos aqueles, atletas e dirigentes que prepararam o caminho, que construíram o caminho para os sucessos de hoje”.

“Estes sucessos não são por acaso, são sucessos que se devem à persistência, ao talento, mas também a muito trabalho dos que vão ser galardoados, e de toda uma estrutura que criou condições, para que fosse possível o sucesso que vamos galardoar”, disse o Presidente.

Dirigindo-se aos atletas, Marcelo Rebelo de Sousa disse: “Eu queria agradecer-vos, em nome de todas as portuguesas e de todos os portugueses, que aliás se manifestaram, de forma pública, notória e entusiástica, saudando os vossos sucessos, para agradecer o contributo dado para o prestígio de Portugal”, e continuou: “Sentimo-nos bem a viver esse prestígio, o orgulho de sermos portugueses”.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou também, que para lá dos problemas que existem no país, na Europa e no Mundo, “que não se perca a oportunidade de viver intensamente o júbilo, e hoje é o júbilo das vossas atuações, dos vossos sucessos, do prestígio que souberam dar a Portugal, do orgulho que deram a todos nós que nos sentimos um pouco mais portugueses, por virtude dos vossos sucessos”.