Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Huawei implementam ICT Academy

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Huawei assinam protocolo educacional no âmbito do programa ICT Academy. A tecnológica Huawei disponibiliza aos alunos e professores recursos e ferramentas avançadas.

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Huawei implementam ICT Academy
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Huawei implementam ICT Academy. Foto: DR

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a Huawei assinam protocolo para implementar uma ICT Academy. Esta cooperação vai proporcionar a professores e alunos do ISEC acesso privilegiado a conteúdos e experiências formativas alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O programa ICT Academy, da Huawei, lançado em Portugal em Julho de 2020, tem como objetivo aproximar alunos e docentes da realidade das empresas e da sua inovação tecnológica, através do enriquecimento dos conteúdos formativos.

Para potenciar a transferência de conhecimento para alunos e docentes do ISEC, a atual parceria incide em matérias como Internet of Things, WLAN, Storage, IA e 5G. Para além disso a disponibilidade de novos conteúdos nos planos curriculares, cursos ou ações de formação e certificação de docentes e formadores são alguns dos benefícios a ter acesso o ISEC.

Mário Velindro, presidente do ISEC, indica que, com a implementação do programa ICT Academy, a Huawei vai disponibilizar recursos e ferramentas inovadoras que “irão capacitar os estudantes e docentes do ISEC para a produção de soluções competitivas neste setor e na transmissão de conhecimento à sociedade”.

A parceria do ISEC com uma das maiores empresas tecnológicas a nível mundial é, para Mário Velindro, “mais uma concretização da ligação do nosso ensino e da nossa investigação às empresas, ajudando a que estas se tornem mais competitivas no mercado”.

Para Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal, esta “parceria é, no âmbito do programa ICT Academy, a primeira do ano 2021, simbolizando assim o empenho da Huawei em continuar a consolidar a sua estratégia no campo do conhecimento ao alcance de todos”.

Através da atual parceria a Huawei “disponibiliza a todos os professores e estudantes do ISEC ferramentas essenciais para o seu enriquecimento curricular e profissional, assim como proporciona uma gradual aprendizagem na utilização da tecnologia de última geração”.

A implementação da ICT Academy no ISEC torna-se na quinta no país, desde o lançamento em 2020, e assim, “a presença da Huawei no ensino português é reforçada, com academias de norte a sul e não apenas centralizadas nas grandes áreas metropolitanas”, concluiu o Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal.

As parcerias já estabelecidas envolvem, para além do ISEC, o Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Piaget e a Universidade do Algarve. A ICT Academy assegura soluções intrínsecas para diferentes tipos de talento na área das TIC com modelos de cooperação que respondem às exigências das instituições de ensino superior e das empresas.