Busto de Flora de Museu de Berlim não foi esculpido por Leonardo da Vinci

Busto de Flora do Museu Bode em Berlim não foi esculpido por Leonardo da Vinci, confirma estudo de investigação que utiliza datação por radiocarbono. Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição, em 1909, por Wilhelm von Bode.

Busto de Flora de Museu de Berlim não foi esculpido por Leonardo da Vinci
Busto de Flora de Museu de Berlim não foi esculpido por Leonardo da Vinci. Foto: © SMB-SPK

Passados cem anos e inúmeras controvérsias, um grupo de cientistas liderado por investigador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, França, provou que o busto de cera de Flora conservado no Museu Bode em Berlim não foi esculpido por Leonardo da Vinci.

O busto foi adquirido pelo Diretor-Geral dos Museus Reais de Berlim, Wilhelm von Bode, em 1909. Uma compra criticada por ser considerada uma falsificação. No entanto Wilhelm nunca cedeu, mesmo sabendo que quando a adquiriu ser indicada como sendo uma produção ainda desconhecida do grande mestre do Renascimento.

O busto de cera de Flora foi submetido recentemente a um sistema de datação por radiocarbono (14C), que forneceu uma data precisa e um resultado incontestável: o busto foi feito no século XIX, quase 300 anos após a morte de Leonardo da Vinci.

Como a escultura foi feita principalmente de espermacete, uma espécie de cera extraída da cabeça das baleias, os investigadores tiveram de desenvolver um novo método de calibração para datar com precisão a obra de arte. Os resultados do estudo cientifico, publicados, em 15 de abril de 2021, mostram como a datação 14C pode ser aplicada a materiais incomuns.

Os investigadores trabalharam no Instituto de Investigação Química de Paris, no Centro de investigação e Restauração de Museus de França, do Ministério da Cultura, e no Laboratório de Medição de Carbono-14, uma plataforma nacional gerida pelo Laboratório de Ciências do Clima e Ambiente, em França.