Força aérea, em operação de risco, evacua passageiro a 790 Km dos Açores

Passageiro do navio AURORA, com 82 anos e em situação crítica de saúde, foi evacuado por helicóptero da Força Aérea, quando o navio se encontrava a 790 Km dos Açores. O pedido foi recebido pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.

Força aérea, em operação de risco, evacua passageiro a 790 Km dos Açores
Força aérea, em operação de risco, evacua passageiro a 790 Km dos Açores. Foto: Rosa Pinto

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), recebeu na noite de 6 para 7 de janeiro um pedido de evacuação médica de um passageiro que se encontrava a bordo do navio de passageiros AURORA, de bandeira das Bermudas, a navegar a 425 milhas (787Km) a nordeste da Ilha S. Miguel, Açores.

Através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar – CODU-Mar o INEM procedeu à avaliação médica e decidiu pela necessidade de evacuação urgente, dado tratar-se de “um homem de 82 anos que apresentava um quadro clínico de derrame cerebral”, indica a Marinha em comunicado.

Numa operação de risco, dado tratar-se de grandes distâncias, a evacuação do passageiro foi feita com sucesso, com destino ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, “em articulação com a Força Aérea, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), que empenhou um helicóptero EH-101”.