Câmara de Macedo de Cavaleiros e Instituto Piaget vão reforçar Ensino Superior

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Instituto Piaget assinam protocolo de cooperação com objetivo de reunir sinergias para estabelecer uma oferta de cursos superiores e outras formações adequadas às necessidades e potencialidades da região.

Câmara de Macedo de Cavaleiros e Instituto Piaget vão reforçar Ensino Superior
Câmara de Macedo de Cavaleiros e Instituto Piaget vão reforçar Ensino Superior. Foto: Rosa Pinto

A presença do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros já tem alguns anos, mas agora a Câmara Municipal e a instituição de ensino pretendem reforçar a cooperação para reforçar a oferta de Ensino Superior no concelho.

Na base do protocolo de cooperação entre Câmara Municipal e o Instituto Piaget está o objetivo de aumentar a oferta de cursos superiores, sobretudo os mais direcionados para a realidade económica e social de Macedo de Cavaleiros e da região.

“Trazer o ensino superior para o concelho é um objetivo estratégico e uma promessa que fiz aos macedenses. A formação de quadros pode impulsionar o empreendedorismo e ser promotor do desenvolvimento socioeconómico”, afirmou o Presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues, citado em comunicado.

O autarca acrescentou que o objetivo é “reter talento, evitar a desertificação e aumentar a massa crítica”, e para isso é necessário oferecer “um concelho mais atrativo e com mais oportunidades às gerações vindouras”. Mas, também “atrair jovens de outros destinos, rejuvenescendo o tecido social”.

Com um Mestrado Profissional em Gestão Aplicada, a lecionar nas instalações da Escola de Negócios do Instituto Politécnico de Bragança em Macedo de Cavaleiros, foi marcado em outubro de 2024, o regresso efetivo do Ensino Superior ao concelho, mas agora para além de reforçar os laços históricos entre o Instituto Piaget e o concelho é considerada uma visão de futuro.

Com o novo acordo, a Câmara Municipal e o Instituto Piaget comprometem-se a desenvolver todos os contactos junto das instituições governamentais competentes e de outras entidades entendidas como importantes para uma mais célere implementação do ensino superior em Macedo de Cavaleiros.

O Instituto Piaget irá identificar as ofertas formativas adequadas à região e prestar todo o trabalho técnico e científico na implementação dos cursos, e colaborar na promoção e divulgação da oferta dos cursos junto da comunidade regional e nacional.

A instituição académica também se compromete a estudar a atribuição de uma bonificação de propinas de forma a incentivar a vinda de jovens estudantes de outras partes do País para frequência dos cursos em Macedo de Cavaleiros. O Instituto Piaget também se compromete a poder vir a atribuir bolsas de estudo a alunos com aproveitamento escolar elevado e que comprovadamente tenham carência económica.

Por sua vez o acordo prevê que a Câmara Municipal incentive a integração dos estudantes em articulação com o mundo empresarial, atribuía bolsas de estudo, estude apoios financeiros para docentes altamente qualificados que queiram fixar-se no concelho e estudar, em articulação com o Instituto Piaget, a requalificação das instalações propriedade do instituto, e para isso é constituído um grupo de trabalho constituído por dois elementos da Camara e do Instituto começar a trabalhar de imediatamente na implementação das medidas do acordo.