Cosmonauta russo Mikhail Kornienko dá palestra em Coimbra

Mikhail Kornienko, o cosmonauta que esteve na Estação Espacial Internacional durante quase um ano, está no dia 13 de julho, em Coimbra, para uma palestra no âmbito da Escola de Astronautas e Coimbra Space Summer School.

Mikhail Kornienko, cosmonauta russo
Mikhail Kornienko, cosmonauta russo. Foto: Roscosmos/GCTC

O cosmonauta russo, Mikhail Kornienko, integrou uma missão espacial de 340 dias consecutivos a bordo da Estação Espacial Internacional, o que é considerada a segunda mais longa estadia de um ser humano no Espaço, mas o cosmonauta conta até agora com um total 516 dias no Espaço.

Mikhail Kornienko vem a Portugal e no âmbito das iniciativas Escola de Astronautas e Coimbra Space Summer School e dá uma palestra em Coimbra, pelas 14h30 do dia 13 de julho, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde aborda a profissão de cosmonauta e as suas experiências no Espaço. A palestra é aberta ao público.

As iniciativas promovidas pela Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Pedro Nunes (IPN), levam a cabo a semana dedicada ao Espaço, em Coimbra, de 10 e 14 de julho. O objetivo é dar a conhecer “como ser um astronauta e estimular negócios inspirados no Espaço”.

A semana dedicada ao Espaço vai receber alunos do ensino secundário que têm curiosidade em saber como podem ser astronautas e em descobrir como é a vida no Espaço. A organização cabe ao Departamento de Física da UC, pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC e pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Coimbra).

Nos dois últimos dias da semana, 13 e 14 de julho, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o Observatório Geofísico e Astronómico (OGA) da UC, promotores da Coimbra Space Summer School, recebem “jovens investigadores, estudantes e empreendedores com vontade de explorar ideias de negócio que tragam tecnologia do Espaço para o dia-a-dia da Terra.”

O objetivo do IPN e do OGA da UC é “promover o empreendedorismo e a inovação junto dos jovens que vão poder aproveitar conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas atividades científicas de exploração do Espaço para criar soluções inovadoras para áreas como cidades inteligentes, transportes, turismo e lazer, saúde e bem-estar, agricultura e ambiente.”

Percurso de Mikhail Kornienko

Ainda sobre Mikhail Kornienko é de referir que integrou a missão ‘Um ano no Espaço’ (NASA/Roscosmos) que “pretendeu compreender melhor os efeitos das viagens espaciais no organismo humano, um estudo essencial para a preparação de jornadas mais longas, como as futuras missões a Marte, que devem durar entre dois e três anos.”

Mikhail Kornienko formou-se na Escola de Aviação de Moscovo, “foi para-quedista do exército soviético no final dos anos 70, graduando-se nos anos 80 em engenheiro mecânico e passando a trabalhar no complexo espacial de Baikonur entre 1986 e 1991, trabalhou ainda como engenheiro em empresas comerciais privadas, até ser selecionado pela Roscosmos em 1998 e qualificado como cosmonauta em 1999, após o curso no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.”

A participação de Mikhail Kornienko nas iniciativas da semana dedicada ao Espaço, em Coimbra, “é uma organização conjunta do Departamento de Física da UC, do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, do IPN e do LIP Coimbra. Tem o apoio da Embaixada da Rússia em Portugal e da Agência ‘Rossotrudnichestvo’ e conta também com a colaboração do Centro de Estudos Russos da FLUC.”