Beber café ajuda a manter a pressão arterial baixa

Investigação confirma que beber café ajuda a manter a pressão arterial baixa, tanto a pressão aórtica periférica como à central. Todos os resultados confirmam os efeitos positivos do café na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Beber café ajuda a manter a pressão arterial baixa
Beber café ajuda a manter a pressão arterial baixa. Foto: Rosa Pinto

Pessoas que consomem duas ou três chávenas de café por dia têm a pressão arterial mais baixa do que as que não consomem café ou que só consomem uma chávena. Isto verifica-se em relação à pressão aórtica periférica como à central, ou seja, a mais próxima do coração.

As conclusões são de um estudo publicado na revista Nutrients, e realizado por investigadores da Universidade de Bolonha e do Hospital Universitário. A investigação analisou a associação entre o consumo de café e os parâmetros de pressão arterial periférica e central, numa amostra da população italiana.

“Os resultados mostram que as pessoas que bebem café regularmente têm a pressão arterial significativamente mais baixa, tanto em níveis periféricos como centrais, do que aqueles que não bebem café”, explicou Arrigo Cicero, da Universidade de Bolonha e primeiro autor do estudo. “Este é o primeiro estudo a observar essa associação na população italiana, e os dados confirmam o efeito positivo do consumo de café no risco cardiovascular”, acrescenta Claudio Borghi, investigador que liderou o trabalho de investigação.

O café é uma das bebidas mais populares no mundo: estima-se que quase 10 milhões de toneladas de café foram consumidas globalmente em 2020 e 2021. Apesar dos receios de longa data das consequências negativas para a saúde, vários benefícios surgiram há muito tempo: um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e certas doenças neurodegenerativas e hepáticas foi observado entre os consumidores regulares de café. No entanto, ainda não está claro a que se devem esses benefícios, e eles não parecem estar diretamente relacionados aos efeitos da cafeína.

“A cafeína é apenas um dos vários componentes do café e certamente não é o único com papel ativo. Efeitos positivos na saúde humana já foram registados mesmo entre os que consomem café descafeinado”, referiu Arrigo Cicero. “Sabemos que a cafeína pode aumentar a pressão arterial, mas outros componentes bioativos do café parecem contrabalançar esse efeito com um resultado final positivo nos níveis de pressão arterial”.

Para investigar esses efeitos, especialmente no que diz respeito aos valores da pressão arterial central, os investigadores analisaram uma amostra de 720 homens e 783 mulheres de uma subcoorte do Brisighella Heart Study, que é um estudo observacional coordenado por Claudio Borghi, da Universidade de Bolonha. Os níveis de pressão arterial e hábitos de consumo de café, juntamente com uma série de outros dados clínicos, foram comparados para cada indivíduo selecionado.

“Os resultados são muito claros: a pressão arterial periférica foi significativamente menor em indivíduos que consumiam de uma a três chávenas de café por dia do que naqueles que não tomavam café”, explicou Arrigo Cicero. “E pela primeira vez, também pudemos confirmar esses efeitos em relação à pressão aórtica central, aquela próxima ao coração, onde observamos um fenómeno quase idêntico com valores totalmente semelhantes para consumidores habituais de café em comparação com não bebem café”.

O estudo mostra que os bebem café têm valores mais baixos na pressão sistólica no pulso, e na circulação periférica como na pressão aórtica central. Todos os resultados confirmam os efeitos positivos do café na redução do risco de doenças cardiovasculares.