Doentes de esclerose multipla desafiados pela ‘The World vs.MS’

Iniciativa da Sanofi Genzyme, ‘The World vs.MS’, com o apoio das três sociedades portuguesas de esclerose multipla desafia os doentes a ‘Exigir Mais’ da sua vida, e pretende esclarecer mais sobre a doença.

Desafio 'The World vs.MS'
Desafio 'The World vs.MS'. Foto: Rosa Pinto

Estima-se que em Portugal 5.600 a 8.000 pessoas sofram de Esclerose Múltipla (EM), e de acordo com a Organização Mundial da Saúde cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma doença que se manifesta geralmente em jovens adultos e é mais frequente em mulheres.

A esclerose múltipla é uma doença desmielinizante de causas ainda não conhecidas e caracteriza-se por uma reação inflamatória na qual são danificadas as bainhas de mielina que envolvem os axónios dos neurónios cerebrais e medulares, levando à desmielinização e ao aparecimento de vários sintomas. Esta desmielinização afeta a capacidade das células nervosas do cérebro e da medula espinhal comunicarem entre si de forma eficaz.

Os sintomas da doença são vários, incluindo perda de sensibilidade tátil ou formigueiro, fadiga muscular, espasmos musculares ou dificuldades locomotoras, mas também falta de coordenação e de equilíbrio, dificuldades na fala e problemas visuais. A degradação da capacidade cognitiva, depressão nervosa e muitas outras alterações são também caraterísticas de esclerose múltipla.

Desafio às pessoas com esclerose múltipla para terem um papel mais ativo e a ‘Exigir Mais’ da sua vida.

A iniciativa da Sanofi GenzymeThe World vs MS’, que vai já na segunda fase, pretende desafiar as pessoas com esclerose múltipla a terem um papel mais ativo e a ‘Exigir Mais’ da sua vida. O objetivo da iniciativa é também a sensibilização dos doentes e da população em geral para esta patologia.

A ‘The World vs MS’ tem também o apoio da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e da Associação Todos com Esclerose Múltipla. A Sanofi Genzyme e as três associações portuguesas de doentes de Esclerose Múltipla “desafiam todos os portadores de EM a partilharem um momento ‘limite’ em que se aperceberam que precisavam de lidar com a doença de outra forma e ‘Exigir Mais’ da sua vida.”

As condições de participação no desafio, que termina a 31 de outubro de 2017, estão disponíveis em http://www.theworldvsms.com/. Um júri irá a seguir “selecionar alguns testemunhos para ser produzido um vídeo de sensibilização que será submetido a um concurso internacional e será divulgado no Dia Nacional do Doente com EM, 4 de dezembro de 2017. Os testemunhos serão também publicados nas páginas das redes sociais das associações de doentes.

Ana García Cebrián, diretora geral da Sanofi Portugal, afirmou, citada em comunicado da empresa, que “a qualidade de vida dos doentes é uma prioridade” e para além do tratamento farmacológico, “a forma como cada um olha para a patologia também é determinante, especialmente no caso de uma doença crónica”, por isso, “a iniciativa pretende levar as pessoas com EM a enfrentar de forma positiva a doença e ‘Exigir Mais’ da sua vida”.

A nova fase do projeto ‘The WorldVs.Ms’ pretende inspirar e incentivar as pessoas com EM a partilharem casos reais da sua vida. Todos os momentos contam desde que representem um ponto de viragem que os levou a terem um papel mais ativo e a melhorarem a sua qualidade de vida.