Governo vai alterar legislação para circulação de veículos autónomos

Governo criou Grupo de Trabalho para estudar as alterações legislativas à introdução das novas tecnologias ligadas à condução autónoma no setor automóvel, designadamente execução de testes de circulação de veículos autónomos.

Governo vai alterar legislação para circulação de veículos autónomos
Governo vai alterar legislação para circulação de veículos autónomos. Foto: © Rosa Pinto

Por despacho publicado, ontem, no Diário da República, o Governo cria um Grupo de Trabalho para “estudar as alterações legislativas necessárias à introdução das novas tecnologias ligadas à condução autónoma no setor automóvel”.

“A automação é um fenómeno crescente e muitas das inovações estão já introduzidas no mercado, através de sistemas de apoio à condução, que progressivamente contribuem para a redução do número de acidentes”, lê-se no despacho do Governo.

“Presenciamos hoje uma revolução tecnológica no setor automóvel cujos benefícios se irão repercutir e incrementar ao longo de vários anos”, acrescenta.

O despacho vem no seguimento de testes já realizados no país com veículos autónomos, nomeadamente através do projeto SCOOP@F, que abrangeu testes de conectividade na região Norte, do projeto Autocits com veículos autónomos e conectados na CREL e agora com projeto C-Roads, para equipar a infraestrutura rodoviária com os meios adequados à realização de testes.

A nova legislação é importante em face do projeto do veículo autónomo BE, em desenvolvimento pelo Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) em parceria com diversos parceiros industriais e científicos, ou os projetos da empresa portuguesa Veniam, considerada uma das 50 empresas mais disruptivas do mundo em 2017.

Com a criação de legislação que regulamente os testes o Governo prevê se vão ser criadas “as condições favoráveis para atração de investimento estrangeiro, criando oportunidades às empresas e às instituições de ensino superior portuguesas, permitindo-lhes apresentar as respetivas capacidades no setor, acrescentar valor e reforçar a imagem de Portugal como um país na vanguarda da evolução tecnológica.”

O grupo de trabalho deve apresentar:

a) Uma proposta de regulamentação da realização de testes e respetivas condições de segurança, até ao dia 31 de maio de 2019;

b) Uma avaliação das modificações legais necessárias a introdução da condução autónoma, até ao dia 30 de junho de 2019.