Longevidade das pessoas ligada aos níveis de ferro no sangue

Cientistas descobriram que os níveis de ferro no sangue estão ligados a uma maior longevidade e melhor saúde. A descoberta pode explicar por que algumas pessoas envelhecem mais depressa que outras.

Longevidade das pessoas ligada aos níveis de ferro no sangue
Longevidade das pessoas ligada aos níveis de ferro no sangue. Foto: © Rosa Pinto

Um estudo internacional de grande escala, que usou dados genéticos de mais de um milhão de pessoas, mostrou que os níveis de ferro no sangue podem ser a chave para retardar o envelhecimento.

Os resultados do estudo podem acelerar o desenvolvimento de medicamentos para reduzir doenças relacionadas à idade, prolongar anos de vida saudáveis ​​e aumentar as possibilidades de viver até a velhice sem doenças.

Cientistas da Universidade de Edimburgo e do Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha, concentraram-se em três medidas ligadas ao envelhecimento biológico – vida útil, anos de vida livres de doenças (saúde) e vida extremamente longa (longevidade).

O envelhecimento biológico – a taxa em que nosso corpo diminui ao longo do tempo – varia entre as pessoas e causa as doenças mais fatais do mundo, incluindo doenças cardíacas, demência e cancro.

Os investigadores reuniram informações de três conjuntos de dados públicos para permitir uma análise com detalhes sem precedentes. O conjunto de dados combinados foi equivalente a estudar 1,75 milhões de vidas úteis ou mais de 60.000 pessoas de vida extremamente longa.

A equipa de investigadores identificou dez regiões do genoma ligadas a vida longa, saúde e longevidade. Os investigadores descobriram que conjuntos de genes ligados ao ferro estavam super-representados nas análises das três medidas de envelhecimento.

Os investigadores confirmaram isso usando um método estatístico – conhecido como randomização mendeliana – que sugeria que os genes envolvidos no metabolismo do ferro no sangue são parcialmente responsáveis ​​por uma vida longa e saudável.

O ferro no sangue é afetado pela dieta e níveis anormalmente altos ou baixos estão relacionados a condições relacionadas à idade, como doença de Parkinson, doença hepática e um declínio na capacidade do organismo de combater infeções em idades mais avançadas.

Os investigadores, no artigo publicado na revista Nature Communications, referem que projetar um medicamento que possa imitar a influência da variação genética no metabolismo do ferro pode ser um passo futuro para superar alguns dos efeitos do envelhecimento, mas alerta que é necessário mais trabalho.

Paul Timmers, do Instituto Usher da Universidade de Edimburgo, referiu: “Estamos muito animados com essas descobertas, pois sugerem fortemente que altos níveis de ferro no sangue reduzem os nossos anos saudáveis ​​de vida e manter esses níveis sob controlo pode manter impedir dados relacionados com a idade”.

O investigador acrescentou: Consideramos que as nossas descobertas sobre o metabolismo do ferro também possam começar a explicar por que níveis muito altos de carne vermelha rica em ferro na dieta foram associados a condições relacionadas à idade, como doenças cardíacas”.

Joris Deelen, do Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha, referiu: “O nosso objetivo final é descobrir como o envelhecimento é regulado e encontrar maneiras de melhorar a saúde durante o envelhecimento. As dez regiões do genoma que descobrimos estão ligadas a expectativa de vida, expectativa de vida e longevidade são candidatos interessantes para estudos futuros “.