Medicamento para prevenção da COVID-19 aprovado nos EUA

Medicamento para prevenção da COVID-19 aprovado nos EUA
Medicamento para prevenção da COVID-19 aprovado nos EUA. Foto: Rosa Pinto

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, emitiu uma autorização de uso emergencial para o medicamento Pemgarda (pemivibart) para a profilaxia pré-exposição à COVID-19 para uso em adultos e adolescentes com 12 ou mais anos de idade ou mais e com pelo menos 40 kg.

O medicamento só é indicado e autorizado para pessoas que não estão infetados com SARS-CoV-2 e que não tiveram exposição recente conhecida com alguém infetado com SARS-CoV-2, e para as pessoas que apresentam comprometimento imunológico moderado a grave devido a uma condição médica ou ao uso de medicamentos ou tratamentos imunossupressores e é improvável que desenvolvam uma resposta imunológica adequada à vacinação contra COVID-19.

As pessoas que podem ser vacinadas contra a COVID-19 devem-no fazer dado que a profilaxia pré-exposição para ajudar a prevenir a COVID-19 com PEMGARDA não substitui a vacinação contra a COVID-19.

No caso do médico recomendar o PEMGARDA deverá ser tido em conta que se antes recebeu a vacina contra a COVID-19, então deve esperar pelo menos 2 semanas após a vacinação para receber PEMGARDA.

No caso de ter alguma alergia, inclusive se tiver tido uma reação alérgica grave a uma vacina contra a COVID-19 ou a PEMGARDA, deve informar o médico.

No caso de uma grávida ou se planeia engravidar, ou ainda se está a amamentar ou planeia alimentar não deverá tomar PEMGARDA sem primeiro expor a situação ao médico para uma avaliação. A mesma situação se coloca se tiver doença grave ou se está a tomar quaisquer medicamentos, incluindo medicamentos prescritos e vendidos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos.