Nova tecnologia beneficia pacientes de cancro colorretal e do endométrio

Uma nova tecnologia melhora identificação de pacientes com cancro colorretal e do endométrio. O recurso a sequenciamento de próxima geração aumenta possibilidade de mais doentes de cancro beneficiarem de imunoterapia.

Nova tecnologia beneficia pacientes de cancro colorretal e do endométrio
Nova tecnologia beneficia pacientes de cancro colorretal e do endométrio.

Um novo estudo mostra que milhares de pacientes com diagnóstico de cancro colorretal e do endométrio poderiam beneficiar de imunoterapia, mais que os que beneficiam atualmente. Investigação mostrou a importância de olhar para a Deficiência de Reparo de Incompatibilidade de ADN (MMR-D, sigla em inglês) como um marcador orientador para decisões de tratamento usando inibidores de checkpoint imunológico (ICIs). A MMR-D está associada a um risco aumentado de desenvolvimento de vários tipos de cancro e é a causa mais comum de cancro do endométrio hereditário.

Um estudo, publicado na “Cancer Cell”, comparou dois métodos de testes laboratoriais para diagnosticar cancros – a imuno-histoquímica tradicional (IHQ) – uma técnica de laboratório que usa anticorpos para detetar antígenos em tecidos, e o sequenciamento de próxima geração ( NGS, do inglês Next-Generation Sequencing) – uma nova tecnologia usada para sequenciamento de ADN que pode detetar padrões específicos de mutações. Os investigadores descobriram que a NGS oferece uma avaliação mais precisa do estado da MMR.

“Descobrimos que 1% dos pacientes com cancro colorretal e 6% dos pacientes com cancro do endométrio apresentam deficiência de reparo funcionalmente incompatível, mas ainda assim não são detetados pelo IHQ, o atual padrão de teste de tratamento”, disse Amin Nassar, autor sénior do estudo, e membro do Yale Cancer Center. “No entanto, esses cancros são detetados pelo NGS. É importante ressaltar que mostramos que esses pacientes (perdidos pela IHC e detetados pelo NGS) obtiveram benefícios a longo prazo com a imunoterapia. Recomendamos uma revisão as diretrizes para testes de reparo de incompatibilidade para incluir este NGS e IHQ.”

Os investigadores estimam que a implementação da NGS juntamente com a IHQ poderia identificar anualmente mais 6.000 pacientes, nos Estados Unidos, que poderiam beneficiar de imunoterapia. Pacientes a quem não seria oferecida imunoterapia se apenas for usado o teste IHQ isoladamente.

Os investigadores aconselham a elaboração de estudos de maior dimensão para validar ainda mais as descobertas em pacientes com cancro colorretal e do endométrio e explorar a aplicação da NGS em outros tipos de cancro.