Novo teste de sangue deteta vários tipos de cancro

Novo teste de sangue mostrou que é capaz de detetar e localizar, com alta precisão, mais de 20 tipos de cancro. O teste detetou padrões de metilação associados ao cancro no ADN flutuante no sangue.

Novo teste de sangue deteta vários tipos de cancro. Geoffrey Oxnard, da Dana-Farber. Foto: Dana-Farber Cancer Institute
Novo teste de sangue deteta vários tipos de cancro. Geoffrey Oxnard, da Dana-Farber. Foto: Dana-Farber Cancer Institute

Um novo teste de sangue, que está em desenvolvimento, mostrou ser capaz de rastrear vários tipos de cancro com um alto grau de precisão. Os investigadores do Instituto do Cancro Dana-Farber, em Boston, Massachusetts, EUA, apresentaram os resultados do estudo durante uma sessão no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO 2019), em 28 de setembro.

O teste, desenvolvido pela GRAIL, Inc., usa a tecnologia de sequenciação de última geração para investigar o ADN na procura de minúsculas marcas químicas (metilação) que indicam se os genes são ativos ou inativos.

O teste foi aplicado a quase 3.600 amostras de sangue – algumas de pacientes com cancro, outras de pessoas a quem não tinha sido diagnosticado cancro no momento da colheita de sangue – o teste captou com sucesso um sinal de cancro nas amostras de pacientes com cancro e identificou corretamente o tecido onde o cancro começou (o tecido de origem). A probabilidade do teste de devolver um resultado positivo somente quando o cancro está realmente presente – foi alta, assim como a capacidade de identificar o órgão ou tecido de origem.

O novo teste procura no ADN células cancerígenas que são lançadas na corrente sanguínea quando morrem. Em contraste com as “biópsias líquidas”, que detetam mutações genéticas ou outras alterações no ADN relacionadas com o cancro, a tecnologia concentra-se nas modificações do ADN conhecidas como grupos metilo. Grupos metilo são unidades químicas que podem ser ligadas ao ADN, num processo chamado metilação, para controlar quais genes estão “ativados” e os que estão “desativados”. Padrões anormais de metilação são, em muitos casos, indicativos de cancro – e do tipo de cancro – do que as mutações. O novo teste concentra-se em partes do genoma, onde padrões anormais de metilação são encontrados nas células cancerígenas.

“Nosso trabalho anterior indicou que os ensaios baseados em metilação superam as abordagens tradicionais de sequenciação de ADN para detetar múltiplas formas de cancro em amostras de sangue”, referiu Geoffrey Oxnard, da Dana-Farber e principal autor do estudo. “Os resultados do novo estudo demonstram que esses ensaios são uma maneira viável de rastrear as pessoas na procura de cancro”.

No estudo, os investigadores analisaram o ADN livre de células (ADN que antes estava confinado às células, mas que entrara na corrente sanguínea após a morte das células) em 3.583 amostras de sangue, incluindo 1.530 de pacientes diagnosticados com cancro e 2.053 de pessoas sem cancro. As amostras dos pacientes compreenderam mais de 20 tipos de cancro, incluindo mama com recetor de hormónio negativo, colorretal, esófago, vesícula biliar, gástrica, cabeça e pescoço, pulmão, leucemia linfoide, mieloma múltiplo, ovário e cancro do pâncreas.

A especificidade geral foi de 99,4%, significando que apenas 0,6% dos resultados indicaram incorretamente que o cancro estava presente. A sensibilidade do ensaio para a deteção de um cancro pré-especificado de alta mortalidade foi de 76%. Dentro deste grupo, a sensibilidade foi de 32% para pacientes com cancro em estágio I; 76% para aqueles com estágio II; 85% para o estágio III; e 93% para o estágio IV. A sensibilidade em todos os tipos de cancro foi de 55%, com aumentos similares na deteção por estágio. Para os 97% das amostras que devolveram um resultado de tecido de origem, o teste identificou corretamente o órgão ou tecido de origem em 89% dos casos.