Minas antipessoais desmilitarizadas encontradas em Rego da Amoreira, Alcochete

Presidente da Comissão Liquidatária da Empresa Portuguesa de Defesa descobriu minas antipessoais nas instalações onde se situa a empresa IdD, Alcochete. GNR elaborou relatório e auto de notícia e feita participação ao Ministério Público.

Minas antipessoais desmilitarizadas encontradas em Rego da Amoreira, Alcochete
Minas antipessoais desmilitarizadas encontradas em Rego da Amoreira, Alcochete. Edifício do MDN. Foto: Rosa Pinto

O Presidente da Comissão Liquidatária da Empresa Portuguesa de Defesa (EMPORDEF) detetou, a partir de uma avaliação de inventário, a existência de minas antipessoais desmilitarizadas em propriedade da EMPORDEF, indicou o Gabinete do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

O Gabinete do MDN indicou ainda que Ministro foi informado no dia 15 de novembro, ao final do dia, pelo Presidente da Comissão Liquidatária da EMPORDEF da existência do material, “que foi encontrado, acondicionado em blocos de cimento encerrados no interior de cunhetes metálicos, nas instalações onde se situa a empresa IdD, em Rego da Amoreira, concelho de Alcochete.”

Em face do achado “foi solicitada, de imediato, a intervenção da Guarda Nacional Republicana por ser o órgão de polícia criminal territorialmente competente. A GNR fez uma avaliação preliminar do material detetado, elaborou o relatório e o auto de notícia já participado ao Ministério Público.”

O Gabinete do MDN esclareceu que de acordo com “a EMPORDEF e a IdD, entidades que procederam à verificação do acondicionamento, não existe um risco para a segurança.”