Apreendidos mais de 12 milhões de euros de trafego de droga

Operação policial internacional contra rede de trafego de drogas levou à prisão de 45 pessoas suspeitas no Brasil, Bélgica, Espanha e Dubai, à apreensão de mais de 12 milhões de euros em Portugal e 37 aeronaves no Brasil, entre outras apreensões.

Apreendidos mais de 12 milhões de euros de trafego de droga
Apreendidos mais de 12 milhões de euros de trafego de droga. Foto: Europol

Nas primeiras horas da manhã de 27 de novembro mais de mil polícias, com o apoio da Europol, realizaram uma ação coordenada contra membros de uma rede de criminosos de trafego de drogas altamente profissional. Cerca de 180 buscas domiciliares foram executadas, resultando na prisão de 45 suspeitos.

A investigação revelou que esta rede de tráfico de drogas era responsável pela importação anual de pelo menos 45 toneladas de cocaína para os principais portos marítimos europeus, com lucros superiores a 100 milhões de euros ao longo de 6 meses.

A ação internacional, liderada pelas autoridades portuguesas, belgas e brasileiras, foi levada a cabo simultaneamente por agências de três continentes diferentes, com esforços de coordenação facilitados pela Europol:

Europa: Polícia Judiciária Portuguesa, Polícia Judiciária Federal Belga, Polícia Nacional Espanhola, Polícia Holandesa e Polícia Romena

América do Sul: Polícia Federal Brasileira

Oriente Médio: Força Policial de Dubai e Segurança do Estado de Dubai

A ação das autoridades policiais resultou no seguinte:

45 prisões: 38 no Brasil, 4 na Bélgica, 1 em Espanha e 2 no Dubai

179 buscas domiciliares

Mais de 12 milhões de euros em dinheiro foram apreendidos em Portugal, 300 mil euros em dinheiro apreendido na Bélgica e mais de 1 milhão de reais e 169.000 dólares em dinheiro apreendido no Brasil

70 veículos de luxo apreendidos no Brasil, Bélgica e Espanha

37 aeronaves apreendidas no Brasil

163 casas apreendidas no Brasil com valor superior a 132 milhões reais,

2 casas apreendidas em Espanha no valor de 4 milhões de euros

2 apartamentos apreendidos em Portugal no valor de 2,5 milhões de euros

Congeladas na Espanha ativos financeiros de 10 pessoas.