Ano de 2021 coloca desafios determinantes à saúde

No ano de 2021 traz desafios importantes para preservar, manter ou melhorar a saúde. Diminuir riscos de infeção de COVID-19, usar uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e fazer testes precoces de diagnóstico são desafios a assumir.

Ano de 2021 coloca desafios determinantes à saúde
Ano de 2021 coloca desafios determinantes à saúde

À medida que nos aproximamos da mudança de ano podemos tomar resoluções para melhorar as nossas vidas. Muitas das mudanças envolvem alterações no estilo de vida, priorizando a saúde e a qualidade de vida. Uma decisão particularmente importante, quando continuamos a enfrentar desafios físicos, mentais e outros decorrentes da pandemia COVID-19.

Elisa V. Bandera, do Programa de Prevenção e Controle do Cancro do Rutgers Cancer Institute de New Jersey, professora de medicina na Rutgers Robert Wood Johnson Medical School e professora de epidemiologia na Rutgers School of Public Health indicou que infelizmente, muitos dos desafios relacionados até agora com a pandemia levaram, para alguns, a comportamentos não saudáveis ​​, incluindo aumento do consumo de álcool e tempo sedentário.

Lavar as mãos com frequência, usar máscara, praticar distanciamento social e logo que possível tomar a vacina COVID são práticas que vão continuar em 2021, mas também é necessário priorizar escolhas de estilo de vida saudáveis ​​para ajudar a prevenir o cancro e outras condições de saúde crónicas.

Alimentos e exercício físico diário

As diretrizes atuais de nutrição e atividade física para a prevenção do cancro do American Institute for Cancer Research e da American Cancer Society promovem um padrão de estilo de vida saudável, em vez de fatores individuais, para a prevenção do cancro. Este padrão de estilo de vida inclui manter um peso saudável e um estilo de vida ativo e uma dieta alimentar saudável.

Uma dieta que enfatize o uso de cereais, vegetais, frutas e feijões, e que minimize a carne vermelha e processada, fast foods e outros alimentos processados ​​com alto teor de gordura, bem como amidos ou açúcares, e evite bebidas açucaradas. Para a prevenção do cancro, o consumo de álcool não é recomendado, visto que aumenta o risco de muitos tipos de cancro. Para o cancro da mama em particular, o risco aumenta mesmo com níveis moderados de consumo de álcool.

O exercício regular tem vários benefícios para a saúde para o bem-estar físico e mental. As diretrizes nacionais atuais recomendam que os adultos pratiquem pelo menos 150 minutos a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou 75 minutos a 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa. Atividades de fortalecimento muscular também devem ser incluídas.

O tempo sedentário prolongado, como ficar sentado em frente à Televisão ou ao computador por longos períodos, deve ser evitado. Mesmo durante um eventual confinamento, podemos encontrar maneiras divertidas de permanecer ativos. Por exemplo, aulas de ginástica online para executar com segurança em casa, ou caminhar ou correr na vizinhança mas mantendo o distanciamento social.

Abandonar hábitos prejudiciais como fumar

De acordo com a American Cancer Society, o cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro em homens e mulheres. Evitar produtos do tabaco e parar de fumar são medidas importantes que podem ser tomadas para reduzir o risco de desenvolver uma série de cancros, como do pulmão, boca, garganta, do sangue, bexiga, esófago, estômago, pâncreas e rins.

Fazer exames físicos e do cancro

Cuidados preventivos são uma das etapas mais importantes que se podem realizar para gerir a saúde. Isso inclui exames de cancro que salvam vidas, que podem detetar o cancro antes que se espalhe. Exames de rastreio de cancro da mama, cancro colorretal e do pulmão são comuns e benéficos.