Ministros do Turismo da União Europeia querem aumentar a dinâmica do Turismo

Recuperação do setor do turismo na União Europeia passa pela digitalização, mobilidade, sustentabilidade através de uma coordenação e cooperação entre Estados-Membros. Ministros do Turismo da União Europeia querem apoio para o setor.

Ministros do Turismo da União Europeia querem aumentar a dinâmica do Turismo
Ministros do Turismo da União Europeia querem aumentar a dinâmica do Turismo. Foto: © Rosa Pinto

Ministros do Turismo da União Europeia consideram que deve ser dada especial atenção à cooperação transfronteiriça e à criação de instrumentos, como um certificado de saúde ou uma aplicação para o viajante, que incluam critérios e requisitos comuns de forma a promover a confiança dos consumidores para a reabertura e recuperação de toda a economia da União Europeia (UE), nomeadamente do Turismo.

Os Ministros, que reuniram por videoconferência, no âmbito Presidência Portuguesa do Conselho da UE, consideram que o apoio financeiro é considerado crucial para preservar o setor do turismo mas também para promover uma modernização de longo alcance, de modo a garantir a posição de liderança na Europa e no turismo a nível mundial nos próximos anos.

Os Governos dos Estados-Membros pediram à Comissão Europeia maior flexibilidade nos vários instrumentos financeiros de apoio ao setor do turismo, designadamente ao nível do quadro temporário de apoio. Dado que o Turismo pode e deve dar um importante contributo para a recuperação da Europa, através dos Planos de Recuperação e Resiliência.

Os Ministros comprometeram-se a definir de forma concertada uma Agenda 2030/2050 para o setor do turismo, e manifestaram a disponibilidade para reforçar a partilha de boas práticas e a cooperação, impulsionando a transição verde e digital do ecossistema do Turismo e fortalecendo a sua competitividade, resiliência e sustentabilidade.