OMS quer diminuir mortes de doentes devido a erros durante o tratamento

Todos os anos morrem milhões de doentes devido a cuidados de saúde não seguros. Assembleia Mundial da Saúde aprova “Plano de Ação Global para a Segurança do Doente 2021 – 2030” para eliminar os danos evitáveis na assistência à saúde.

OMS quer diminuir mortes de doentes devido a erros durante o tratamento
OMS quer diminuir mortes de doentes devido a erros durante o tratamento. Foto: DR

A Assembleia Mundial da Saúde que teve lugar a 28 de maio de 2021 concluiu que deve ser desenvolvida uma ação concreta para eliminar os danos evitáveis ​​na assistência à saúde, e adotou o primeiro “Plano de Ação Global para a Segurança do Doente 2021 – 2030”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que todos os anos, em todo o mundo, milhões de doentes sofrem lesões ou morrem devido a cuidados de saúde inseguros. Anualmente ocorrem 134 milhões de eventos adversos em saúde apenas em países de baixo e médio rendimento. Estes eventos contribuem para a morte de 2,6 milhões de doentes. Mesmo em países de alto rendimento, cerca de 1 em cada 10 doentes é prejudicado enquanto recebe cuidados hospitalares. A OMS estima que quase metade desses eventos possam ser evitados.

Em 2019, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde sobre ação global para a segurança do doente reconheceu a segurança do doente como uma das principais prioridades de saúde global, e solicitou que a OMS consultasse os países e as partes interessadas para formular um plano de ação global para a segurança do doente.

A decisão agora adotada pela Assembleia Mundial da Saúde fornece uma direção estratégica e prática aos países para formular políticas e implementar intervenções em todos os níveis e ambientes com o objetivo de melhorar a segurança do doente. O plano de ação descreve ações prioritárias a serem realizadas pelos Governos, sociedade civil, organizações internacionais, organizações intergovernamentais, OMS e, o mais importante, por unidades de saúde em todo o mundo.