Dia da Europa de 2023 é comemorado em Leiria

Leiria vai ser o centro das comemorações do Dia da Europa de 2023, 9 de maio, em Portugal. São várias as atividades programadas para Leiria, incluindo uma sessão com a Comissária Elisa Ferreira. Encontros e debates com eurodeputados e um concerto.

Dia da Europa de 2023 é comemorado em Leiria
Dia da Europa de 2023 é comemorado em Leiria, Foto: Rosa Pinto

O Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia, em Portugal, em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria, e a colaboração de várias entidades locais, organizam um conjunto de atividades em Leiria para marcar o Dia da Europa de 2023.

No dia 9 de maio, entre as 14h00 e as 19h00, o programa decorrerá no Largo de São Pedro e no Castelo de Leiria com atividades abertas ao público, com um foco nos jovens, e uma sessão protocolar que inclui um diálogo com promotores de projetos que mostram a diversidade e o impacto concreto da União Europeia em Portugal e conta com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira, refere em comunicado o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

O Comunicado refere ainda que as celebrações em Leiria têm início no sábado, dia 6 de maio, com um encontro entre eurodeputados e jovens (membros da comunidade unidos.eu e de associações juvenis), um debate com eurodeputados aberto ao público em geral e um concerto.

“Este ano estaremos em Leiria no dia 9 de Maio, Dia da Europa para celebrar a nossa União e os valores que estão na base do processo da construção europeia: Paz, Dignidade Humana, Liberdade, Democracia, Igualdade e Estado de Direito. Sob o castelo de Leiria, onde as cortes portuguesas ouviram o povo pela primeira vez, teremos uma tarde repleta de atividades dando palco aos jovens e outros protagonistas locais e para as quais fica, desde já, o convite”, sublinhou Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, citada no comunicado.

Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, referiu: “Recebemos, em Leiria, com enorme satisfação as comemorações do Dia da Europa. Estamos profundamente alinhados com os valores do Projeto Europeu que tem sido decisivo para a elevação do patamar de qualidade de vida e do nível competitivo deste território, mas também pelo trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de afirmar cada vez mais o espaço europeu como um reduto de liberdade, dignidade, diversidade e de garantia dos direitos humanos”.

O Gabinete do Dia da Europa assinala-se também em Estrasburgo durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorre de 8 a 11 de maio e em Bruxelas com o festival do Ano Europeu das Competências.

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal esclarece que Dia da Europa, 9 de maio, assinala a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual União Europeia e garantia dos valores da paz, solidariedade e democracia. Um momento que simboliza os valores e a unidade europeia e é celebrado pelos europeus em todos os Estados-Membros.

Pedro Valente da Silva, chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, referiu, citado no comunicado: “O Parlamento Europeu, enquanto assembleia diretamente eleita pelos cidadãos europeus, pugna pela consecução e proteção dos valores fundadores da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade simbólica para celebrar aqueles valores matriciais – seja em Estrasburgo, seja em Leiria, num momento em que, mais do que nunca, é premente relembrar que a União tem por objetivo promover a paz e o bem-estar dos seus povos”.