Hyundai IONIQ 6 já disponível em Portugal a partir de 59.390 euros

O Hyundai IONIQ 6, vencedor nos World Car Awards 2023, com autonomia de 777 km em circuito urbano e carregamento de 80% em apenas 18 minutos, já está disponível para venda em Portugal, a partir de 59.390 euros.

Hyundai IONIQ 6 já disponível em Portugal a partir de 59.390 euros
Hyundai IONIQ 6 já disponível em Portugal a partir de 59.390 euros. Foto: DR

O Hyundai IONIQ 6 já está disponível em Portugal. Um veículo elétrico que se destaca pela tecnologia avançada e pela elevada autonomia. A performance, o carregamento ultrarrápido, a alta eficiência energética e o design inovador são apenas algumas das principais caraterísticas que colocaram o veículo na conquista aos prémios World Car of the Year, World Electric Vehicle of the Year e World Car Design of the Year dos World Car Awards 2023.

Com uma arquitetura personalizada da Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), o Hyundai IONIQ 6 possui capacidade de carregamento ultrarrápido de 800-V, que permite carregar 80% da bateria em apenas 18 minutos. O design distintivo garante ainda uma elevada eficiência energética, com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21. A autonomia do Electrified Streamliner numa única carga é de 777 km em circuito urbano, com jantes de 18 polegadas.

Entre as muitas funcionalidades do Hyundai IONIQ 6, destaca-se também a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), sistemas de assistência à condução e conectividade avançada com atualizações de software over-the-air (OTA), além de uma série de caraterísticas para amplificar a experiência de mobilidade elétrica, tais como, sistema de iluminação ambiente Dual Color, iluminação sincrónica de velocidade, sintonização de desempenho EV e Electric Active Sound Design (e-ASD).

O Hyundai IONIQ 6 já está disponível para venda em Portugal, em duas versões, Premium e Vanguard, com preços a partir de 59.390 euros e com entregas a partir de maio.

Combinação perfeita de design e conforto

O Hyundai IONIQ 6 tira partido da plataforma E-GMP que beneficia de uma longa distância entre eixos de 2.950 mm, com jantes de 18 polegadas. Com um comprimento total de 4.855 mm, o Hyundai IONIQ 6 tem 1.880 mm de largura e 1.495 mm de altura, conferindo-lhe uma aparência distinta e elegante, com uma silhueta aerodinâmica, linhas minimalistas e interior ergonómico que se destaca no seu segmento.

Hyundai IONIQ 6 já disponível em Portugal a partir de 59.390 euros
Hyundai IONIQ 6 já disponível em Portugal a partir de 59.390 euros. Foto: DR

O interior do Hyundai IONIQ 6, sobressaem características como a sustentabilidade e a resistência dos materiais escolhidos, que foi especialmente desenvolvido para servir como habitáculo confortável e acolhedor. O interior inovador foi meticulosamente pensado como um refúgio semelhante a um casulo, melhorado com as mais recentes soluções tecnológicas para criar uma experiência de condução segura, divertida e relaxada.

O IONIQ 6 integra também mais de 700 Pixéis Paramétricos em diferentes pontos do veículo, como faróis, luzes traseiras combinadas, sensores inferiores dianteiros, saídas de ventilação e o indicador de consola central, de forma a reforçar a identidade da marca IONIQ em todo o veículo. O Pixel Paramétrico da luz de travagem montado em altura (HMSL) da asa traseira chama facilmente a atenção quando os travões são acionados.

Tecnologia avançada e condução exclusiva

O painel modular de ecrã tátil do Hyundai IONIQ 6 integra um ecrã de infotainment de 12” e um cluster digital de 12” que disponibiliza tecnologias avançadas para oferecer ao utilizador uma experiência digital melhorada que pode ser personalizada para ir ao encontro das suas necessidades. O sistema de infotainment fornece, em tempo real, um mapa visual da viagem com base no estado atual da bateria, aliado ao sistema que permite ajudar a procurar e planear a melhor rota, de forma a incluir postos de carregamento ao longo do percurso.

O ecrã panorâmico está perfeitamente adaptado ao Apple CarPlay e ao Android Auto, estando também disponível um suporte multiconexão Bluetooth, pelo que dois dispositivos podem ser emparelhados ao mesmo tempo – um para chamadas e outro para transmissão de música. Os oito altifalantes do sistema de som Bose premium, disponível na versão Vanguard, incluindo um subwoofer, colocados estrategicamente para uma experiência auditiva de alta qualidade. O sistema de navegação vem com atualizações de Bluelink Infotainment/Map.

Alto nível de segurança e comodidade na estrada

Ao nível da segurança, o Hyundai IONIQ 6 foi reconhecido pelo Euro NCAP como um dos automóveis mais seguros de 2022, sendo líder no segmento EV e premiado como o “Melhor na sua Classe” na categoria de “Grande Familiar”.

O IONIQ 6 está equipado com um Sistema Avançado de Assistência à Condução, o Hyundai Smart Sense, garantindo altos níveis de segurança e comodidade na estrada. Isto inclui o Assistente à Condução em Autoestrada (HDA 2), que ajuda a manter distância e velocidade definidas do veículo dianteiro e que auxilia o condutor a manter o veículo no centro da faixa de rodagem. O sistema HDA 2 permite que o IONIQ 6 tenha condução autónoma de nível 2.

Por outro lado, o “Cruise Control” Inteligente (NSCC) ajuda a manter a distância do veículo dianteiro e a conduzir a uma velocidade definida pelo condutor. A tecnologia usa, também, as informações rodoviárias do sistema de navegação para o apoio à condução e ajusta a velocidade para uma condução segura em curvas e cruzamentos. Além disso, o Electrified Streamliner da Hyundai está equipado com sete airbags de série, incluindo um airbag central do banco do condutor para segurança passiva adicional.

World Car of the Year, Electric Vehicle of the Year e Car Design of the Year

No passado dia 5 de abril, o Hyundai IONIQ 6 foi o grande vencedor nos World Car Awards 2023, tendo sido eleito World Car of the Year, World Electric Vehicle of the Yeare World Car Design of the Year. O modelo foi reconhecido por um júri internacional pelo seu design aerodinâmico e foi destacada a capacidade de autonomia do veículo. Refira-se que esta é a segunda tripla vitória consecutiva da Hyundai e da gama IONIQ nos World Car Awards, após o IONIQ 5 ter vencido o prémio nas mesmas três categorias, em 2022.

“Após a conquista tripla nos World Car Awards, temos, ainda mais, a convicção de que o IONIQ 6 veio redefinir os limites da mobilidade elétrica. Com um design único focado na aerodinâmica, um interior espaçoso e confortável, uma autonomia fora de série e um conjunto de funcionalidades e tecnologias de ponta que melhoram a experiência de condução, temos a certeza de que o Hyundai IONIQ 6 vai ser um sucesso no mercado português”, afirmou Ricardo Lopes, COO da Hyundai Portugal, citado em comunicado da marca.

O modelo mantém a garantia de referência da marca de sete anos sem limite de quilómetros, oito anos de garantia da bateria de alta voltagem ou 160.000 km, sete anos de assistência em viagem e sete anos de check-ups anuais gratuitos.

O Electrified Streamliner da gama IONIQ faz parte da estratégia da Hyundai para acelerar a eletrificação e tornar-se o fabricante líder mundial de veículos elétricos.