
O Reino Unido procura captar cientistas de Espanha e da Alemanha para trabalharem em investigação com outros cientistas e empresas do Reino Unido, através do Programa europeu Horizonte Europa.
O programa Horizonte Europa é o maior programa de investigação e inovação do mundo, com um orçamento de mais de 95,5 mil milhões de euros para um período até 2027.
Para impulsionar o crescimento económico e o Plano para a Mudança britânico, o Governo do Reino Unido pretende reforçar a colaboração internacional em investigação com parceiros que considera importantes como Espanha e Alemanha.
Uma nova campanha lançada pelo Reino Unido destaca os benefícios de parceria com alguns dos investigadores, empresas e académicos mais inovadores do Reino Unido dando acesso a financiamento e a oportunidade de trabalhar com cientistas de toda a Europa e de outros países no âmbito do Programa europeu. É destacada a possibilidade de juntos poderem enfrentar algumas das áreas de investigação mais avançadas do mundo desde a área da saúde até a implementação da Inteligência Artificial em toda a economia.
Os resultados da investigação irão desencadear o crescimento e criar empregos em novas indústrias de alto potencial, o que o governo do Reino Unido pretende promover em conjunto com parceiros internacionais através do seu Plano para Mudança.
O programa Horizonte Europa já apoiou uma série de investigações envolvendo cientistas britânicos, alemães e espanhóis, como o ESCALATE – um projeto financiado pelo antecessor da Horizonte Europa, no desenvolvimento de veículos pesados elétricos económicos e práticos, que com um investimento de 22 milhões de euros permitiu que a Electra Commercial Vehicles, sediada em Yorkshire, trabalhasse em conjunto com a parceira espanhola Primafrio Corporation SA e parceiros alemães, incluindo a RWTH Aachen University, para desenvolver veículos de maior peso e comprovar seu valor comercial para potenciais clientes, abrindo novos potenciais mercados.













