
Eurodeputados da Comissão das Petições do Parlamento Europeu estão na Madeira, de 27 a 29 de outubro, para avaliar a oferta de habitação a preços acessíveis e a ameaça crescente dos incêndios florestais sazonais na ilha.
A delegação de eurodeputados serão acompanhados na Madeira pelo Secretário Regional do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, na visita a vários projetos habitacionais, concluídos ou em desenvolvimento, cofinanciados por fundos europeus através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e analisarão as condições de acesso à habitação acessível por parte da população da Região Autónoma da Madeira.
Da missão da delegação, liderada pelo eurodeputado, presidente da Comissão das Petições, Bogdan Rzońca, faz parte a análise do impacto dos recentes incêndios florestais, com elevados prejuízos em toda a ilha da Madeira. Da agenda consta reunião com representantes locais da Proteção Civil e de órgãos de poder regional responsáveis pela gestão florestal, para debater medidas de prevenção e de resposta a nível local e europeu.
Do programa da visita faz parte uma visita ao planalto do Paul da Serra para uma avaliação direta à dimensão e caraterísticas dos danos causados pelos incêndios.
A delegação do Parlamento Europeu, composta também pelos eurodeputados Virginie Joron, Gordan Bosanac, Dariusz Joński e o eurodeputado acompanhante Sérgio Gonçalves, tem na agenda uma reunião com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e outros membros do Governo Regional, para um conhecimento das medidas adotadas e resultados obtidos e para avaliar ações futuras.
Os eurodeputados também têm na agenda um encontro com os cidadãos que apresentaram uma petição ao Parlamento Europeu, que motivou a realização da missão da delegação da Comissão das Petições à Madeira.













